Trabalho

Planseq

Plano vai qualificar 760 trabalhadores em Osasco

Eduardo Metroviche

[clique para ver maior]
A qualificação profissional é o principal objetivo do programa, feito em parceria com governo federal
A segunda edição do Plano Setorial de Qualificação (Planseq), anunciada na semana passada pelo prefeito Emidio de Souza (PT), durante reunião organizada pela Secretaria de De-
senvolvimento, Trabalho e Inclusão (SDTI), vai garantir à cidade de Osasco 760 vagas em cursos de qualificação profissional gratuitos na área de metalurgia, para trabalhadores desempregados.
Outras 1780 vagas serão destinadas aos demais municípios que participam do programa: Itapevi, Jandira, Araçariguama, Itu, Piedade, Várzea Paulista e Votorantim.
No total, a segunda edição do Planseq – criado em 2006, por meio de uma parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego –, vai qualificar 2540 trabalhadores, que também podem estar sob risco de desemprego. Os cursos terão carga horária média de 240 horas. Os candidatos devem ter no mínimo 18 anos e estar cursando ou já ter concluído o ensino médio.
A Comissão Regional de Concertação – grupo que reúne representantes de prefeituras, sindicatos e empresas das oito cidades que compõem o programa – vai definir os cursos nos próximos meses com base na procura de mão-de-obra qualificada pelas empresas da região. Empresários também serão consultadas durante a escolha.

Cota
Haverá uma cota de 10% das vagas a trabalhadores portadores de deficiência. A qualificação para portadores de deficiência auditiva será determinada a partir das demandas de cada cidade. Segundo Emidio, 30% dos profissionais qualificados na primeira edição do programa, em Osasco, já estão no mercado de trabalho.
Para a secretária municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão (SDTI), Dulce Helena Cazzuni, a participação dos empresários aumentou significativamente no últimos meses. “Isso nos dá a medida da confiança nas políticas públicas de enfrentamento ao desemprego e na melhoria das condições dos trabalhadores para sua reinserção no mercado”.
Serviços
Portal Centro: Rua Fiorino Beltramo, 300, centro, Osasco
Portal Altino: Rua Erasmo Braga, 307, Presidente Altino
próximo texto >>
Site produzido pela Editora Visão Oeste | © Cópia para fins não-comerciais permitida desde que citada a fonte
webdesign: Ana Laura Azevedo