Anuncie
Contato
Expediente
Visão Oeste
  RSS
Buscar
notícias por e-mail
05 de março de 2010
Mulheres ganham 80% do salário dos homens


Joícÿ Costìm
Na Grande São Paulo, 17% das mulheres trabalham no emprego doméstico  
 
Pesquisa da Fundação Seade, divulgada nesta quinta-feira, 4, aponta que o rendimento médio real por hora das mulheres ocupadas aumentou 3,0% e passou a corresponder a R$ 6,17. Apesar da alta, o valor ainda equivale a 79,8% do atribuído aos homens (R$ 7,73).

Já a remuneração média masculina reduziu-se em 1,4%, o que diminuiu a diferença entre os dois rendimentos.
A pesquisa mostra ainda que a taxa de desemprego total das mulheres diminuiu pelo sexto ano consecutivo, embora com menor intensidade do que nos anos anteriores, passando de 16,5%, em 2008, para 16,2%, no ano passado.

Domésticas
Outro estudo da Fundação Seade avalia, entre 2000 e 2009, a inserção da mulher no emprego doméstico, o segundo que mais emprega mulheres na Grande São Paulo, com 17,1% (atrás de serviços).

Em termos de perfil etário das domésticas, predominam as mulheres adultas, com idade entre 25 e 49 anos. As mensalistas com carteira assinada representavam 36,5% do total de domésticas em 2009, porcentual bem abaixo do observado no mercado de trabalho em geral.

A proporção de diaristas aumentou entre 2000 e 2009, foi de 20,4% para 30,8%. “Entre as diaristas são ainda menos frequentes as práticas do registro em carteira de trabalho ou de contribuição ao INSS”, diz a pesquisa.