03 de setembro de 2010
Nova adutora deve beneficiar bairros de três cidades
| Divulgação |
 |
 |
 |
| Obra deve ser concluída em um mês e beneficiar 2 milhões de pessoas, garante a companhia |
|
| |
 |
Dentro de um mês, segundo a Sabesp, estará concluída obra da adutora Jardim Mutinga-Vila Iracema, em Osasco. O projeto, diz a companhia, deverá beneficiar cerca de dois milhões de habitantes de Osasco, Barueri e Carapicuíba.
A adutora tem pouco mais de sete quilômetros de extensão e um metro e vinte centímetros de diâmetro. Parte dela passa por baixo do leito do rio Tietê.
Ainda de acordo com informações da Sabesp, a região será beneficiada da ampliação na produção da Estação de Tratamento (ETA) Taiaçupeba, em Suzano (região leste), de 10 para 15 mil litros por segundo.
Atualmente, a região de Osasco é atendida, em sua maior parte, pelo sistema Baixo Cotia.
Com a ampliação da estação em Suzano, parte da região Leste atendida pelo sistema Cantareira poderá ser servida pelo sistema Alto Tietê, liberando parte da vazão do Cantareira para ser transferida à região Oeste da Grande São Paulo.
“A ETA Taiaçupeba aumentará em cinco mil litros a capacidade de produção e com isso vai liberar a ETA Guaraú para fornecer mais água para a região Oeste”, garante o assistente executivo da diretoria de Tecnologia, Empreendimentos e Meio Ambiente da Sabesp, Antonio César Costa e Silva, por meio de sua assessoria.
Os bairros beneficiados em Osasco serão Vila Iracema e Quitaúna. Em Carapicuíba, Jardim Planalto e Cohab. Em Barueri, Jardim Tupã e Tamboré.
Para lembrar Além de problemas de abastecimento, as cidades da região têm os menores índices de tratamento de esgoto no estado de São Paulo.
Em outubro do ano passado, quando uma frente de prefeitos da região cobrou da Sabesp investimentos, o presidente da empresa, Gesner Oliveira, assumiu o compromisso de ter 70% do esgoto tratado na região Oeste até 2012.
Entre os municípios da região, Barueri e Santana de Parnaíba não têm nenhum tratamento do esgoto. Osasco trata apenas 8% e Carapicuíba 5%.
|