5 benefícios do café para o corpo humano

0
benefícios café
Pixabay

Café é sinônimo de energia, mas mais do que isso, a bebida pode trazer inúmeros benefícios para o corpo humano devido ao seu principal componente: a cafeína. Ao ser absorvida pelo organismo, a substância é levada até o cérebro pela corrente sanguínea, favorecendo a saúde e o bem-estar.

publicidade

Daniela Zaminiani, barista da rede Sterna Café, esclarece que “o café pode fazer muito bem ao corpo quando consumido com moderação, compondo uma dieta saudável se for ingerido diariamente”.

Confira abaixo 5 benefícios do queridinho dos brasileiros ao corpo humano:

1- Ajuda a requintar a memória: Para quem ainda não está habituado a consumir café todos os dias, os primeiros goles da bebida ajudam na fixação de algumas memórias no cérebro e reforçam as lembranças.

publicidade

2- Intensifica o foco e a atenção: Quem se sente constantemente cansado tem a cafeína como parceiro no dia a dia. Um dos maiores efeitos mentais dessa substância é a atribuição do foco particularmente em quem está exausto. Entretanto, muitas doses podem causar o efeito reverso e atrapalhar a atenção.

3- Aumenta a estimativa de vida: Os entusiastas do café possuem menos chances de morrer de doenças cardíacas, diabetes e câncer. Mas se você está pensando em eliminar a cafeína do seu sistema, não se preocupe! O café descafeinado também provoca o mesmo benefício.

publicidade

4- Ajuda dar aquele “up” no humor: Diversos estudos publicados mostram uma ligação entre a ingestão de cafeína e a diminuição de doenças mentais como a depressão. Mas não exagere! Como tudo em excesso faz mal, tomar quantidades frequentes podem liberar adrenalina e deixá-lo mais ansioso.

5- Auxilia nos exercícios físicos: A cafeína é a melhor amiga dos atletas. Beber uma xícara de café puro uma horinha antes do treino pode aumentar o seu desempenho em até 5% comparado a outras bebidas descafeinadas.

Comentários