54 anos: seriedade no trabalho e compromisso com o futuro

54 anos: seriedade no trabalho e compromisso com o futuro

1
Compartilhar

9-LapasJorge Lapas – prefeito de Osasco

Nossa Osasco ganhou o carinhoso apelido de “Cidade Trabalho” não por acaso. Área industrial, a cidade foi berço de um sindicalismo combativo, que defendeu salários e direitos dos trabalhadores numa das fases mais difíceis da ditadura.

Fundado por metalúrgicos, têxteis, bancários, comerciários e comerciantes, o então recém-criado município tornou-se um símbolo da resistência à opressão e à tirania do regime militar.

Publicidade

Eu, que sou filho de emancipadores – esses heróis da nossa fundação -, desde cedo enxerguei na atividade pública uma forma de contribuir para as futuras gerações. Pouca gente sabe, mas já trabalhei como engenheiro da Prefeitura de Osasco na década de 1980, durante a gestão do prefeito Humberto Parro. E foi nesta época, imbuído de ideais e sonhos, que aprendi que o exercício público é a arte de fazer o melhor para o maior número de pessoas, por menor que seja o recurso disponível.

Na última década saltamos para o 9º maior PIB do país

Publicidade

De lá para cá, e sobre tudo nos últimos anos, nossa querida Osasco cresceu muito. E com esse desenvolvimento vieram as conveniências dos grandes centros, claro, mas também se tornaram mais visíveis alguns transtornos, proporcionais ao tamanho e complexidade de cidades como a nossa.

Na última década nos desenvolvemos a passos largos. Saltamos de 25º para 12º Produto Interno Bruto (PIB) do país. No final do ano passado, nos tornamos o 9º PIB nacional e 2ª maior economia do estado. E isso aconteceu em meio a um panorama de desindustrialização que vem afetando de forma dolorosa a nossa região e nosso Estado nos últimos 20 anos. Alcançamos este resultado mesmo com queda de arrecadação motivada por um cenário político e econômico difícil.

Sinal claro de que nossa cidade construiu com sucesso sua guinada para o setor de comércio e serviços, alavancando negócios, atraindo novos empreendedores e deslanchando nosso desenvolvimento. Quando eleito prefeito, conhecedor das dificuldades que se apresentariam no cenário econômico mundial, com reflexos também para o Brasil, tratei de realizar ajustes para enfrentar este período conturbado.

Apertamos os cintos com redução do quadro de funcionários, planejamos melhor a aplicação de nossos recursos e definimos nossas prioridades. Não tardou colhermos os frutos, como o sucesso da educação municipal, destaque em todos os aspectos nos quais já foi avaliada. Cinco mil novas vagas de creche em três anos! A nova gestão compartilhada no Hospital Municipal, que está recuperando a qualidade e credibilidade de um serviço – a Saúde – normalmente um tema problemático hoje em qualquer cidade.

Publicidade

Isso sem falar nas grandes obras em andamento que vão transformar para sempre, e para melhor, a vida das pessoas. Obras como a duplicação da Avenida Visconde de Nova Granada; novos acessos às marginais; a gigantesca intervenção de urbanização do Rochdale, que em mais alguns anos vai tornar as enchentes uma realidade do passado. A nova sede da Prefeitura e da Câmara, uma obra importantíssima para a comodidade da população, executada sem recursos financeiros públicos e em parceria com a iniciativa privada!

Apertamos os cintos e planejamos melhor a aplicação dos recursos

E como toda obra bem edificada, onde temos primeiro o planejamento com os projetos, depois a fundação, estrutura e, então, a construção das paredes para, finalmente, chegar ao acabamento, assim também temos feit,o. Lançando as bases do futuro com leis de ordenamento espacial e implantando infraestrutura para assegurar maior qualidade de vida a todos.

Sou filho da cidade trabalho, esse município de gente batalhadora, e tenho muita satisfação agora, durante nossa comemoração de 54 anos, de poder entregar mais uma parte das melhorias que planejamos e estamos executando para a população do nosso querido município. Osasco tem hoje uma gestão séria, um funcionalismo aguerrido, e a certeza do desenvolvimento de um trabalho que tem compromisso com um futuro melhor para as pessoas.

Afinal, são as pessoas a razão de tudo o que fazemos. E faço questão de que a moradora e o morador saibam: cada um de vocês é muito importante para nós.

Compartilhar

Comentários