7 dicas para aproveitar o melhor de uma viagem de ônibus

1

foto - 7 dicas para aproveitar o melhor de uma viagem de ônibusPresentes na maioria das cidades brasileiras, os ônibus são os principais meios de transporte para viajar. Os viajantes geralmente os escolhem por causa da comodidade de poder ir tranquilo ao destino, podendo, inclusive, dormir durante o trajeto. Apesar de ser bastante comum, alguns truques ajudam a melhorar a viagem de ônibus.

publicidade

Confira:

Escolha do ônibus

publicidade

Existem basicamente quatro tipos de ônibus, que variam de acordo com o conforto: convencional, executivo, semileito e leito. Embora o convencional seja o mais barato, vale a pena pagar um pouco a mais para viajar em um dos outros três caso a viagem tenha mais de cinco horas, assim você poderá dormir confortavelmente.

Assento

publicidade

Nas compras de passagens online, as companhias mostram o mapa do ônibus e apresentam os assentos disponíveis. Os lugares ímpares ficam ao lado da janela e os pares no corredor. Além de saber exatamente onde quer ficar, também leve em consideração que os assentos mais próximos ao banheiro podem ser incômodos, por causa da abertura constante da porta.

Roupa confortável

Independentemente do estilo do destino, simples ou luxuoso, é fundamental escolher uma roupa confortável para viajar de ônibus. Uma calça que não seja muito apertada, camiseta e tênis dão conta do recado.

Blusa de frio

Pode acontecer de o motorista deixar o ar-condicionado no modo frio, ao ponto de você ficar incomodado durante o trajeto e até ser impedindo de dormir tranquilamente. Para evitar isso, mesmo que esteja calor do lado de fora, leve uma blusa para se cobrir.

Bagagem

Atente-se para não levar roupas demais, ultrapassando o limite de 30 quilos permitidos, e ter que pagar multa. Depois de colocar a mala no bagageiro, guarde o bilhete entregue pelo motorista, pois ele poderá ser pedido no momento de pegar a bagagem.

Parada

A parada que o ônibus realiza é ideal para ir ao banheiro, comer algo e, claro, esticar as pernas, que ficaram horas na mesma posição. Para não atrasar a viagem e evitar imprevistos, confira o tempo de parada antes de sair do veículo e esteja pronto no horário determinado.

Cancelamento

Se houver imprevistos e você precisar mudar a data da viagem ou até mesmo cancelá-la, entre em contato com a companhia até três horas antes do embarque. Multas poderão ser cobradas no caso de cancelamento, mas são irrisórias se comparadas ao valor total da passagem.

Comentários