79 faculdades são suspensas de ProUni e Fies

0

Instituições ficam impedidas de participar dos programas / Foto: José Cruz/ABr
Instituições ficam impedidas de participar dos programas / Foto: José Cruz/ABr

publicidade

O Ministério da Educação (MEC) abriu processo administrativo para punir 79 instituições de educação superior que obtiveram resultados insatisfatórios no Índice Geral de Cursos (IGC) e que não tenham assinado Termo de Saneamento de Deficiências do MEC.

Com isso, as instituições ficam impedidas de firmar novos contratos do Programa de Financiamento Estudantil (Fies), de participar de processo seletivo para oferta de bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
A decisão e a lista de instituições estão publicadas na edição de quarta-feira, 18, do Diário Oficial da União (veja a lista no site do Visão Oeste). Pelo menos duas instituições da lista estão localizadas na região (veja box). As instituições têm 15 dias para apresentar defesa à Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC.

publicidade

O IGC é um instrumento construído com base numa média das notas dos cursos de graduação e pós-graduação de cada instituição.
Assim, sintetiza num único indicador a qualidade dos cursos de graduação, mestrado e doutorado da mesma organização de ensino. O índice tem notas de 1 a 5. Instituições com IGC 1 ou 2 estão abaixo da média e sofrem penalidades como suspensão de vestibulares e até fechamento do curso. O índice é divulgado anualmente pelo MEC. (Com Agência Brasil)

Na região, Fernão e Alfacastelo estão na lista

publicidade

A relação de faculdades suspensas dos programas federais divulgada nesta quarta-feira no Diário Oficial da União inclui duas instituições da região. A Faculdade Fernão Dias (Fafe), localizada em Osasco, e a Alfacastelo, com sede em Barueri.
A Faculdade Fernão Dias oferece cursos de graduação tradicional nas áreas de Administração, Ciências Contábeis, Direito e Pedagogia, e os tecnológicos de Gestão Financeira, Logística, Marketing, Recursos Humanos, Processos Gerenciais, e Tecnologia da Informação.
A Alfacastelo, que tem cursos de Administração e Ciências Contábeis, integra o sistema Uniesp, uma rede que propaga estar presente em 104 municípios em 11 estados. Outras instituições ligadas à Uniesp também estão na lista.

Comentários