A Caixa de Pandora da política

0

A mitologia grega criou um objeto de onde teriam saído todas as mazelas que atormentam a humanidade: doenças, pestes, fome etc. Trata-se da caixa de Pandora, um presente dado por Zeus a Epimeteu, com a recomendação de nunca ser aberta. Sua esposa, Pandora, não resistira à curiosidade e durante o sono do marido Epimeteu, abriu o presente e liberou todos os males. Quando percebeu o erro, tentou fechá-la rapidamente, mas só conseguiu manter no interior a única coisa boa que ali havia: a esperança.

publicidade

O mito cai bem ao momento da classe política brasileira. Nossa Pandora, a tarifa dos transportes coletivos, acaba de abrir a caixa de descontentamentos com estados de coisas que duram décadas e cujo transbordo era iminente. Estão expostas todas as falhas de representantes que, por razões perdidas ao longo da história, distanciaram-se dos anseios, opiniões e posturas de seus representados. E o grito nas ruas ressoa nos corredores da política estremecendo velhas práticas e chacoalhando vícios.

Mito grego cai bem ao momento da classe política brasileira

A presidente Dilma Rousseff apressou-se em tentar interpretar essa insatisfação e traduzir em ações práticas. Determinou alguns direcionamentos, mas um em especial: a Reforma Política. Um fantasma que há anos assombra a classe política e, apesar do clamor popular e do esforço de alguns grupos, nunca saiu dos discursos.
Quiçá a pressão do povo e a fome de transparência dessa geração conectada que vai às manifestações alimentem ainda mais os medos que ora movem alguns políticos. Aliás, como estão apressados em votar temas importantes nos últimos dias!

publicidade

Como no mito grego, resta na caixa a esperança de que a voz das ruas, a voz da insatisfação, reverbere alto o suficiente para fazer correr o vento da mudança, de forma democrática, com participação popular, ética e transparência.

publicidade

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorGEO perde da Ponte em jogo-treino
Próximo artigoFrases