Início Opinião A era do populismo legislativo

A era do populismo legislativo

0

As medidas discutidas e aprovadas pelo Congresso Nacional, sob a tutela do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), estão se transformando numa demonstração inequívoca do “populismo legislativo”. Um apanhado de leis formuladas a partir de uma suposta demanda da sociedade, sem pesquisa nem balizamento estatístico ou especializado. E apresentadas de uma tal forma distorcidas a ponto de terem sua eficácia totalmente duvidosa. Para o bem ou para o mal.

publicidade

“O brasileiro fica feliz, achando que a questão da segurança foi resolvida”

Esse cenário começou a ser traçado com a reforma política: pouca ou nenhuma mudança para o poder legislativo, já que afetaria diretamente os deputados; fim do expediente da reeleição, que não tinha nem 20 anos de aplicação no país, mas valendo mesmo só para 2018; nada da discussão de representatividade, nem do fim do financiamento empresarial das campanhas, alterações que realmente tinham potencial de aperfeiçoar a democracia.
Agora, a redução da maioridade penal. Uma lei absurda, que faz valer o encarceramento de maiores de 16 até 18 anos em regime separado de maiores (e dos menores), mas em casos especiais de atentado contra a vida e crimes mais graves. Invertendo a discussão (e como se já não existisse punição equivalente no ECA), ao mesmo tempo sendo apresentada como a solução para todos os problemas. Mas efetivamente atingindo uma minoria bem pouco relevante, estatisticamente falando e, pior, desviando o foco do verdadeiro problema: a desigualdade social, a falta de oportunidade, a educação deficiente.
Enquanto isso, o brasileiro médio fica mais feliz, achando que a questão da segurança foi resolvida. Mesmo que a medida tenha potencial para, de fato, aumentar a violência no futuro. E a esquerda comemora, de forma reservada, entendendo que podia ter sido bem pior.

publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorFrases
Próximo artigoCharge