Mônica Veloso: A força econômica e social da nossa região

0
Mônica Veloso é secretária de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão de Osasco

“Quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas aquele que vai acompanhado, com certeza vai mais longe.”
Clarice Lispector

publicidade

Nesta semana a Unifesp campus Osasco sediou mais uma extraordinária iniciativa a favor de um dialogo que fortaleça a nossa agenda de desenvolvimento.O seminário “Fórum de Desenvolvimento Regional: O fortalecimento de nossa vocação econômica e social” foi um excelente e oportuno ponto de partida para que possamos seguir em frente na construção de novas políticas públicas.

É bem verdade que as vaidades pessoais e os diferentes interesses determinaram que a região demorasse para constituir o seu Consórcio de Prefeitos. O CIOESTE foi sacramentado no ano passado. Antes da criação do Consórcio Intermunicipal de Prefeitos da Região Oeste as políticas regionais eram quase exclusivamente tratadas pelas esferas estadual e federal.Agora que temos em nossa região um caminho de nova institucionalidade pública é essencial fortalecer as perspectivas de participação da sociedade civil.

publicidade

Lembremos que esta para esta nova perspectiva foi decisiva a participação do prefeito Lapas, que assumiu a defesa de uma nova regionalidade. Em relação à presença da sociedade, já passou do tempo desta ser apenas uma demandadora de agendas.

Cada vez mais os atores políticos e sociais relevantes querem ser parceiros de novas e modernas agendas.
Neste sentido a realização deste seminário do Fórum de Desenvolvimento deve ser saudada com entusiasmo. Trata-se de uma possibilidade de colocar mais elementos a favor da construção de uma agenda que garanta um novo processo regional de desenvolvimento.

publicidade

Certamente temas como mobilidade urbana, educação,transporte, habitação etc. serão tratados com a prioridade devida.

E me recordo também sobre o quanto tem sido oportuno os passos do Fórum Regional como organização capaz de articular sujeitos sociais. Ou seja, vamos fortalecer este caminho, garantindo com que a nossa força econômica e social regional seja capaz de gerar cada vez mais ambiente de melhorias para o conjunto dos cidadãos.

Mônica Veloso é diretora do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região e secretária de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão de Osasco

Comentários