A importância da reforma política

0

As campanhas eleitorais não são tempos apenas para se medir as forças dos diferentes grupos políticos em disputa. Acredito que estas precisam ser oportunidades para a consolidação de uma agenda de desenvolvimento do nosso país.
A campanha eleitoral encerrada no último domingo foi um momento em que muitos ataques foram feitos e que nem sempre os temas tratados consideravam as prioridades nacionais. Muitos foram os momentos, inclusive, em que as questões pessoais assumiram o centro das propagandas políticas.

publicidade

E quando as urnas foram fechadas considerei como sendo muito positiva a postura da presidenta Dilma, quando apontou eu seu discurso à necessidade de se reconstruir as pontes para que o país possa seguir o seu caminho.
Agora, mais do que nunca, é chegada a hora de o governo federal apontar as perspectivas para a construção de uma agenda renovada do ponto de vista econômico, social e político.
É necessário enfrentar as dificuldades presentes na economia de modo a garantir crescimento com distribuição de renda e estabilidade monetária, o que não é uma tarefa simples.

Do ponto de vista social, é essencial o fortalecimento do mercado de trabalho, para que o drama do desemprego não retorne e também para que os empregos sejam cada vez mais qualificados e decentes.
Ainda em relação à questão social, há uma série de serviços públicos cujas demandas precisam ser atendidas para que seja possível garantir a melhoria de vida para as maiorias da população.
E por fim, do ponto de vista político, é essencial a realização de uma ampla e profunda reforma política. Mas certamente esta reforma, para ser efetiva, precisará ir muito além daquela resultante de negociações partidárias.
Concordo com a presidenta Dilma: “A reforma política é a mãe de todas as reformas”. E certamente esta reforma será a chave para que outras tantas questões possam ser alavancadas.
Dessa maneira, fica a convicção de que, se vale tanto o que já foi feito no Brasil ao longo dos últimos 12 anos, se já conseguimos tantos resultados positivos, haveremos de construir os caminhos para que outros tantos avanços possam ser alcançados.

publicidade

Comentários

publicidade