A instabilidade política é geral

0

O episódio que afastou o prefeito de Barueri, Gil Arantes (DEM), do cargo de chefe do Executivo, em razão de processo que corre na Justiça comum, vem relembrar e reforçar os receios de que 2015 será um ano cheio de trancos e solavancos. A notícia veio quando a região começava a se recuperar da turbulência no município de Santana de Parnaíba, que por pouco não chegou a trocar de prefeito duas vezes. Mesmo lá, a população ainda vive momentos incertos, na medida em que o processo que deu causa à realização de eleições suplementares na cidade ainda tem pendências judiciais.

publicidade

“Incertezas travam processos essenciais para as cidades”

É preciso garantir a Justiça, é claro, mas é inegável que esse tipo de reviravolta é péssimo para a continuidade dos trabalhos da administração. Ao colocar a Prefeitura numa condição de incerteza jurídica e, com ela, instabilidade política, a situação inevitavelmente resulta no travamento de muitos processos essenciais para as cidades.

A mesma reflexão pode ser estendida ao uso político da investigação do esquema de corrupção na Petrobras, ainda em curso pela Polícia Federal e Ministério Público. Neste momento, de apuração e levantamento de dados que, inclusive, podem implicar muitos nomes dentro do próprio Congresso Nacional, a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) cria uma cortina de fumaça que talvez mais atrapalhe do que ajude a identificar os envolvidos.

publicidade

Enquanto isso, bastante atarefado em reinvestigar o que ainda está sendo investigado, o Congresso vai se afastando de temas viscerais da política que realmente ajudariam a evitar novos episódios de escândalos. Como o fim do financiamento privado de campanhas eleitorais. Ou a reforma política. E, de bônus, nossos parlamentares conseguem a aprovação de novas regalias, como o pagamento de passagens aéreas às/aos cônjuges dos deputados. Isso com bem menos repercussão negativa do que haveria em tempos de calmaria política.

publicidade

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorJaques assume e diz ter relação de amigo com Gil
Próximo artigoFrases