A juventude na política

0

A semana passada marcou a realização, em Osasco, de dois importantes encontros das agremiações jovens de dois dos mais tradicionais partidos do país: o PDT e o PT. São ambas legendas de esquerda, cujo histórico de atuação e militância é, organicamente, ligado ao espírito de rebeldia e ruptura com o conservadorismo creditado à juventude.
Noutros tempos, essa analogia, por si só, seria suficiente para explicar uma participação massiva de estudantes secundaristas e universitários, defendendo bandeiras fundamentais para o futuro do país e dos próprios jovens. Com a garra, o idealismo e a determinação característica de quem tem a vida pela frente, os espaços estariam tomados por gritos de guerra e bandeiras tremulantes.

publicidade

Uma plateia mais para o grisalho perguntava: o que mobiliza a juventude?

Mas nos tempos atuais, a realidade é bem outra. A juventude da periferia, massacrada por uma violência brutal, mas que é invisível até que transborde na forma de uma chacina covarde e cruel, pede socorro, mais que respeito. Tenta manter erguida a cabeça e defender as utopias possíveis ciclicamente creditadas aos jovens, mesmo que as ideologias que as sustentam estejam difusas e perdidas num emaranhado de desconfiança e insatisfação com a política em geral.
Os ecos de junho de 2013 já quase viraram ruído de fundo. E, indistintamente, nos eventos de duas das maiores agremiações políticas do país, uma plateia mais para o grisalho que para o colorido rebelde reverberava a pergunta: o que mobiliza a juventude?
Era, claro, uma pergunta sem resposta, diante da limitada participação dos maiores interessados. E a luz amarela foi acionada: quando a juventude, mesmo a partidária, não se reconhecer na política, nem reconhecer na política a ferramenta democrática e legítima para mudar o mundo, o país terá dado um grande passo atrás.

publicidade

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorPSC filia Rubinho e outras lideranças
Próximo artigoFrases