A união de gastronomia e história

0

Cheios de história, ambientações marcadas e culinária permeada de tradicionalismo e modernidade, o Centro Histórico de Santana de Parnaíba é uma das opções gastronômicas mais interessantes para quem busca aliar paladar e cultura. Preparamos esta semana um roteiro com as opções mais interessantes dessa região.

publicidade

DSC2_2660 (Custom)

Instalado em um casarão de fazenda do século XVIII, o restaurante São Paulo Antigo é especializado na gastronomia mineira. Sua estrutura é um dos diferenciais por manter as características de época com paredes de taipa, assoalho envelhecido e telhas coloniais. A vista de sua varanda dá para a praça e o coreto de Santana de Parnaíba. Além do ambiente saudosista, a comida é bastante elogiada pelos frequentadores. “A melhor comida mineira do estado de São Paulo, atendimento impecável, comida deliciosa”, avalia o advogado Lucas Diego Batista.

publicidade

buffet (Custom)

A região é marcada historicamente como berço dos bandeirantes, que desbravaram o interior do estado no período colonial. Inspirado no bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva, conhecido como Anhanguera, o restaurante Bartolomeu se divide em duas partes. Uma ala externa com mesas de calçada com vista para a principal praça da cidade, para o coreto e a igreja matriz. Na parte interna, uma decoração rústica composta por esculturas de artistas plásticos da cidade. Sua culinária é baseada na contemporaneidade.

publicidade

DSC_6721 (Custom)
Entre os principais pratos estão o picadinho Bartolomeu, tainha na telha, moqueca de peixe e a rabada da casa. “Peça rabada ou carne seca, amei, e é um clima de interior a 20 km de São Paulo”, indica o consultor Carlos Renato.
Também localizado em uma construção histórica e bem conservada, o Bom Lugar Restaurante, nos arredores da praça, tem uma vista boa dessa área da cidade. A parte externa conta com um jardim com muitas árvores e natureza. Apesar de servir diversos tipos de comida, os carros-chefe são os peixes e frutos do mar. O estabelecimento conta com música ao vivo aos domingos.

91928127_Exz9EFVWNihyHCcqVpxdruk3SxGxZ7rHplEumxQDqFo (Custom)

Outra opção é o Villa Parnahyba. Ele fica localizado na rua Suzana Dias, na parte lateral da praça do Centro Histórico, também em construção de época. O estabelecimento também atua como bar, mais voltado para o happy hour e a degustação de porções e carnes preparadas em chapas ou na brasa. No Villa Parnahyba, o sobrado rústico pode virar balada a noite, com shows e DJ.

87477229_jWj1rRRjAI53QuYBvSfDAAP55lss7NcYDZk9gDW4tdE

Comentários