Acordo estabelece metas a secretários

0

Prefeito lançou o projeto na quarta-feira, 5 / Foto: Eduardo Metroviche
Prefeito lançou o projeto na quarta-feira, 5 / Foto: Eduardo Metroviche

publicidade

Leandro Conceição

O prefeito de Osasco, Jorge Lapas (PT), lançou, na quarta-feira, 5, um Acordo de Resultados que estabelece metas aos secretários municipais. As primeiras pastas incluídas são Cultura, Meio Ambiente e Esportes, Recreação e Lazer, cujos projetos envolvem a questão da qualidade de vida.

“Você ‘aperta’ os secretários para resultados melhores”

publicidade

Os secretários têm uma relação de ações e metas de resultados a serem implementados até 2016 e recomendações para 2017 – primeiro ano de gestão da próxima administração municipal. As propostas estão incluídas no plano de governo apresentado pelo prefeito Jorge Lapas nas eleições de 2012 e no Plano Plurianual da Prefeitura.
O projeto estabelece avaliações periódicas, a cada três ou seis meses, do que está sendo executado, como e quais os resultados apresentados. De acordo com a Prefeitura, a ideia é trazer governança corporativa à gestão pública.

Lapas falou em dar “passos mais largos em termos de uma melhor gestão”. “Você ‘aperta’ os secretários para resultados melhores”, afirmou.
Na Cultura, por exemplo, o objetivo não é apenas realizar uma grande quantidade de eventos, “mas [a quantidade de] público também”. Além disso, “não é só construir prédio, só asfaltar rua, é dar um passo a mais”, exemplificou.

publicidade

Questão política
Lapas avaliou que possíveis mudanças no secretariado devido ao não cumprimento das metas não traria atritos com a base aliada. “Todos os partidos [da base] fazem parte do mesmo acordo. A questão política também está embutida nisso, em se cumprir o que promete”, afirmou. “Os secretários têm a obrigação de fazer as coisas acontecerem, independentemente de partidos”.

Secretários negam pressão

Os primeiros secretários incluídos no Acordo de Resultados negam que haja pressão e se dizem “tranquilos” com relação às metas estabelecidas.
“A gente acha correta essa postura do prefeito. É importante ter esse acompanhamento, porque muitas ações são coletivas, uma secretaria depende de outra. Estamos tranquilos”, diz o secretário de Meio Ambiente, Carlos Marx. “O prefeito quer resultados e nós trabalhamos nessa perspectiva”.
O secretário de Esportes, Tinha Di Ferreira, afirma que “tem coisas nesse acordo que já estão sendo realizadas ou já realizamos”. “Se a gente quer realmente avançar, temos que ser ousados”.

Projetos

Entre as metas estabelecidas aos três primeiros secretários que assinaram o Acordo de Resultados estão:

Esportes, Recreação e Lazer
– Incentivar a prática do esporte amador e de alto rendimento
– Ampliar o acesso ao lazer, práticas corporais e esportivas a partir de ações de incentivo
– Estão previstas para a área de esportes nos próximos anos a construção de cinco novos espaços esportivos, entre os quais um Centro Aquático e Centro Olímpico, além de novas academias ao ar livre
– Organização dos Jogos Regionais deste ano

Cultura
– Garantir acesso descentralizado aos eventos culturais, levando oficinas culturais aos bairros
– Ampliação da oferta de equipamentos e serviços culturais
– Implantação do Osasco Cultural, nos moldes da Virada Cultural de São Paulo

Meio Ambiente
– Ampliar as áreas verdes e recuperar os recursos hídricos, monitorando a despoluição dos córregos e a revitalização de minas e nascentes de água
– Implantação, até 2016, de oito novos parques
– Ampliação dos programas de educação ambiental e de arborização

Comentários