Alckmin é reeleito em São Paulo

0
Tucano comandará estado pela quarta vez

O candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, foi reeleito governador de São Paulo neste domingo, 5. Com 99,98% das urnas apuradas, até às 22h30 deste domingo, Alckmin obteve 57,31% dos votos válidos, 12.229.264 votos.

publicidade
Tucano comandará estado pela quarta vez
Tucano comandará estado pela quarta vez

Paulo Skaf (PMDB) aparece em segundo lugar, com 21,53% dos votos válidos. O petista Alexandre Padilha ficou em terceiro lugar, com 18,22% dos votos válidos.

Com  a vitória, Alckmin ocupará o cargo de governador de São Paulo pela quarta vez – sempre eleito pelo partido que ajudou a fundar, o PSDB.

publicidade

Apesar de enfrentar crises como a provocada pela escassez de água no Sistema Cantareira, Alckmin se manteve à frente nas pesquisas eleitorais durante todo o período de campanha. Seu vice é Márcio França, do PSB. A chapa formada pelos dois contou com apoio de 12 partidos: DEM, PTdoB, PEN, PMN, PTC, PTN, SD, PPS, PRB, PSC, PSDC e PSL.

Médico sanitarista, Alckmin entrou para a vida política quando ainda era estudante de medicina. Aos 19 anos, filiou-se ao MDB. Seu primeiro cargo eletivo foi o de vereador no município paulista de Pindamonhangaba, onde nasceu. Logo no primeiro mandato, foi eleito presidente da Câmara Municipal.

publicidade

Depois, foi prefeito de Pindamonhangaba, eleio antes mesmo de se formar em medicina. Em seguida, Alckmin conquistou mandatos de deputado estadual e federal. Foi como vice de Mário Covas, que morreu em 2001, que Alckmin assumiu, pela primeira vez, o cargo de governador. Ele foi reeleito governador em 2002.

Antes de terminar o mandato, entretanto, renunciou para concorrer à Presidência da República em 2006. Perdeu a disputa para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que se reelegeu naquele ano. Nas eleições seguintes, em 2010, venceu a disputa para o governo de São Paulo pela terceira vez. É casado com Maria Lúcia Alckmin, com quem tem três filhos. (Com Agência Brasil)

 

Comentários