Alunos da rede estadual têm curso de inglês gratuito

1

Visão-Educação_inglês-1Carol Nogueira

publicidade

O aprendizado de outro idioma sempre foi um fator importante na educação de crianças, adolescentes e adultos. Além de ampliar a bagagem cultural, o conhecimento de uma língua estrangeira conta pontos no mercado de trabalho. Sobretudo, agora, com a realização da Copa do Mundo e Olimpíadas. Atualmente, o mandarim é uma das línguas mais faladas no mundo, mas o inglês não fica atrás e por isso é uma das disciplinas que compõe a grade curricular das escolas brasileiras.

No segundo semestre, oferta será de 30 mil vagas

Em 2011 o governo do estado de São Paulo criou a Escola Virtual de Programas Educacionais (EVESP), que oferece diversos cursos, entre os quais inglês online para alunos do ensino médio regular e educação de jovens e adultos da rede estadual.

publicidade

O curso é composto por oito módulos, com duração de duas semanas cada, totalizando dez horas. Nesse período os alunos devem fazer um conjunto de atividades correspondentes aos módulos, desenvolvendo a capacidade de compreensão oral e escrita, conhecendo o vocabulário, estruturas gramaticais e funções comunicativas.

A inscrição para o curso de inglês online é realizada pelo site: www.educacao.sp.gov.br/evesp, após a inscrição o aluno deve comparecer na secretaria da escola onde está matriculado para assinar o termo de compromisso e retirar o material de apoio: fone de ouvido e dvd. Para o segundo semestre de 2013 serão oferecidas 30 mil vagas, que serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrição.

publicidade

Parcerias reduzem preço 

Quem não se enquadra nos pré-requisitos para a cursar a EVESP recorre aos cursos oferecidos pelas escolas de idiomas, com valores que variam considerando o nível em que o aluno deve iniciar, período de estudo, entre outros aspectos. Mas uma alternativa que pode diminuir os custos são os convênios com diversas empresas, faculdades e entidades.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, Sindicato dos Empregados no Comércio de Osasco e Região (Secor), Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região e o Sindicato dos Trabalhadores em Serviços Públicos (Sintrasp), por exemplo, possuem convênios com algumas das principais escolas de idiomas do país. Os convênios contemplam os associados das entidades e, em alguns casos, seus dependentes, com descontos entre 10% a 30%.

Comentários