Animadoras de torcida à brasileira

0
Fotos: Jess Araujo

Fotos: Jess Araujo
Fotos: Jess Araujo

publicidade

William Galvão

Em atividade desde 2012, as cheerleaders do time osasquense Soldiers são uma das três equipes oficiais de animadoras de torcida existentes no Brasil, que possui cerca de 30 times de futebol americano. Formada por cinco garotas, elas são as únicas do país inscritas na National Footbal League (NFL), a liga profissional do futebol norte-americano.

publicidade

Mais do que o gosto pela bola oval, o cheerleading envolve o uso organizado de música, dança e ginástica. Segundo a capitã das Cheers do Soldiers, Letícia Lopes, os critérios de seleção não são exigentes. “Precisamos de mulheres com boa forma, que tenham o mínimo de experiência com dança e comprometimento”, conta.

Grupo de cheerleaders dos Soldiers de Osasco chama atenção para a bola oval 

Embora o futebol americano ainda esteja em crescimento no país, assim como a animação de torcida no próprio futebol brasileiro, as cheerleaders têm lutado para mudar esse cenário. Enquanto a América tem equipes com 50 animadores que lotam campos, as cheers do Soldiers investem em qualidade. “Assim a gente não precisa se basear nas coreografias americanas, elas apenas fazem volume, a gente pega mais pesado na coreografia, nos movimentos”, explica.

publicidade

Recentemente a equipe ganhou mais três integrantes e pretende chegar a pelo menos 15, incluindo homens. “A gente está na luta, mas é muito difícil achar homem”, explica a estudante de engenharia mecânica Renata Smirnow, uma das cheerleaders.

Quando o esporte começou a ser praticado, no século XIX, era exercido exclusivamente por garotos. Com o tempo, as mulheres dominaram a situação até se tornarem quase unanimidade. “Acho que aconteceu mais por uma questão de marketing, os times precisam disso”, diz Letícia. “Isso se nota nos jogos, quando as pessoas sabem que a gente vai, eles lotam”, afirma a estudante de turismo Mariane Cristina, integrante do grupo.

A próxima apresentação das Cheerleaders do Soldiers será no dia 29 de setembro, na Taça Nove de Julho. Informações sobre o campeonato serão divulgadas no soldiersfa.com. Para ser recrutado (a) na equipe de cheerleaders, os interessados (as) podem entrar em contato pelo telefone 95379-4235 ou por e-mail: cheerleaders@soldiersfa.com.

Comentários