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Aplicativos facilitam a solicitação de serviços de conveniência

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Ferramenta não terá custos para consumidor e estabelecimentos / Foto: Reprodução

Ferramenta não terá custos para consumidor e estabelecimentos / Foto: Reprodução
Ferramenta não terá custos para consumidor e estabelecimentos / Foto: Reprodução

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Carol nogueira

Com a popularização dos smartphones ganharam força os aplicativos de conversação por mensagens de texto, voz e vídeo. A promessa agora são aqueles que trazem para a palma da mão a conveniência de solicitar serviços como táxi, motoboy e delivery. Entre outubro e dezembro de 2013, uma empresa da região Oeste, a GEN TI Consulting, desenvolveu e testou o aplicativo DoOn – Delivery Gostoso, que disponibiliza restaurantes a partir da localização do consumir.

Empresa de Cotia cria app de comida delivery

O DoOn quer abranger todo o país, mas no período de experimentação funcionou apenas em Cotia, com 12 estabelecimentos cadastrados, entre pizzarias, pastelarias, docerias e marmitex. O aplicativo está em fase de homologação, com previsão de lançamento no início de março atendendo cidades do litoral, bairros da capital paulista e possivelmente a região de Osasco.
Os criadores do aplicativo estão realizando o registro de representantes que vão atuar temporariamente nos bairros para ofertar o aplicativo aos restaurantes. “O DoOn não terá custo para o estabelecimento e o consumidor. A única forma de remunerar o aplicativo será através dos itens vendidos; por exemplo, R$ 0,20 por cada produto”, explicou Gilson Rangel, diretor fundador da GEN TI Consulting.

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Já os representantes serão remunerados se conseguirem vender espaços de destaque no aplicativo para os estabelecimentos. As locações destacadas variam de R$ 40 a R$ 600 e o vendedor pode lucrar até 70%.
O DoOn será disponibilizado pelo site, que ainda está em construção, e pela Google Play, a loja da Google. O Visão Oeste teve acesso exclusivo a uma versão de testes do aplicativo. Após cadastrar o endereço, o consumidor poderá clicar no ícone do produto que deseja comprar para abrir uma busca de acordo com a localidade informada. Antes de encerrar o pedido haverá a opção de pagamento em dinheiro, cheque e cartão de débito ou crédito. Depois o cliente terá a estimativa de espera, poderá acompanhar o status e salvar o pedido para compartilhar com os amigos via WhatsApp. O pagamento é realizado na entrega do produto.

Segundo Gilson Rangel o período de experimentação foi bom. “Estamos trabalhando forte a divulgação e o comprometimento do lojista, pois seu uso do aplicativo está deixando a desejar. Precisamos conscientizar o comerciante de que ele precisa estar conectado e atender os pedidos que chegam pelos smartphones”, relatou.

SAMU será interligado às redes sociais

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Na edição 2014 da Campus Party, que aconteceu na última semana de janeiro, o Ministério da Saúde lançou o aplicativo E-SUS Samu que vai permitir aos usuários acionarem as ambulâncias do SAMU. O sistema utiliza dados do Facebook, como localização, sexo e idade, entre outros, e do aplicativo Waze, que concentra mapas de dados sobre trânsito de maneira a fornecer estimativa de tempo de chegada da ambulância.
O sistema vai avaliar o perfil no Facebook eliminando pedidos de contas “fakes”. O aplicativo já está disponível para download em samuemergencia.com.br. Em março, no carnaval de Salvador, será lançado em inglês e espanhol.

Ao clicar no botão de emergência, uma notificação será enviada à pessoa indicada pelo usuário como primeiro contato. Em seguida, o chamado poderá ser publicado no mural do paciente e o sistema envia os dados para a central de atendimento, que repassa a ligação para o 192 para informar o estado de saúde do usuário.

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