Após Osasco, Barueri passa a vacinar crianças a partir de seis meses...

Após Osasco, Barueri passa a vacinar crianças a partir de seis meses contra o sarampo

0
Compartilhar
vacinação sarampo osasco
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Com 13 casos da doença confirmados este ano no município, a Coordenadoria de Vigilância em Saúde de Barueri obteve autorização da Secretaria de Estado da Saúde para vacinar crianças a partir de seis meses contra o sarampo.

O Ministério da Saúde preconiza que a primeira vacina tríplice viral deve ser aplicada aos 12 meses de vida com mais um reforço aos 15 meses (neste caso tetra viral). No entanto, Barueri conseguiu autorização para imunizar crianças mais novas. Mas atenção: mesmo que tome a vacina nessa faixa etária, esta não contará como a primeira dose, que deverá, mesmo assim, ser aplicada novamente aos 12 e aos 15 meses, conforme preconizado.

Barueri possui 2.859 crianças nessa faixa etária. A vacina já está disponível nas 18 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Até o dia 1º de agosto o município já tinha imunizado 24.579 pessoas.

É importante lembrar que a campanha em curso, seguindo as determinações do Ministério da Saúde, prevê a imunização de pessoas de 15 a 29 anos, que devem tomar a vacina independentemente da situação vacinal. Pessoas de outras faixas etárias podem procurar a UBS caso não tiverem a caderneta de vacinação em dia ou não comprovarem que tomaram todas as doses.

Até o momento, Barueri possui 179 casos suspeitos de sarampo, dos quais 94 são de munícipes, 14 foram descartados, 67 estão sob investigação e 13 foram confirmados.

Compartilhar

Comentários