Após polêmica, elogios

0

Foto: Leandro conceição
Foto: Leandro conceição

publicidade

A remoção de três falsas seringueiras para a reforma da praça Nossa Senhora dos Remédios, em frente a igreja de mesmo nome, na zona Norte de Osasco, gerou polêmica. Chegou a ser criada até uma petição pública online contra a retirada das árvores. Mas, de acordo com a Secretaria municipal de Meio Ambiente, devido à sua grande dimensão e riscos aos frequentadores, como quedas de galhos, elas eram consideradas impróprias para áreas públicas.
Agora, após a entrega da reforma, a maioria dos moradores da região entrevistados pela reportagem elogia a remodelação da praça, que ganhou novo paisagismo, com árvores como ipês amarelos e uma ginko biloba, além de arbustos e flores, e alterações viárias no entorno. Foram mantidas na praça duas falsas seringueiras que, segundo a Secretaria de Meio Ambientes, não oferecem riscos aos frequentadores.
Como compensação ambiental pela polêmica remoção das árvores, a Secretaria de Meio Ambiente afirma ter plantado 210 árvores de espécies nativas de grande porte no Parque do Jardim Bonança.

aqui estava um perigo

“Ficou ótimo. Aqui estava um perigo, cheio de galhos caindo, sujeira, risco de violência. A praça ficou mais bonita, bem cuidada”.

publicidade

Irineu Pivaro, pintor de automóveis

 

agora é preservar

publicidade

“A praça ficou ótima. Hoje tem menos sujeira, ratos e insetos. A árvore retirada é muito grande para uma área urbana como aqui, havia um risco grande de os galhos caírem em cima dos frequentadores da praça. Agora é cuidar, preservar a praça para ela continuar sempre agradável assim. Para mim é bom também porque minha banca de jornal ficou mais visível”.

Osmar Brotos, jornaleiro

não gostei

“Achei ruim. Arrancaram uma árvore antiga, tradicional, fora para plantar duas ou três arvorezinhas no lugar”.

Emualdo Martins de Almeida, conferente

mais bonita, sociável

IMG_20160114_091941337“Ficou excelente. É preciso ter árvores adequadas conforme o ambiente, não adianta querer colocar um elefante em um fusca. As árvores antigas eram esconderijo para violência, assaltos, prostituição. Agora temos uma praça bonita, sociável”.

Padre Agostinho Dinani (provincial dos cônegos regulares lateranenses), da Comunidade Nossa Senhora dos Remédios 

Comentários