Aposentados fazem protesto em São Paulo

0
Dia do Aposentado também terá comemorações no Sindicato dos Metalúrgicos / Foto: Eduardo Metroviche

Auris Sousa

publicidade
Dia do Aposentado também terá comemorações no Sindicato dos Metalúrgicos  / Foto: Eduardo Metroviche
Dia do Aposentado também terá comemorações no Sindicato dos Metalúrgicos / Foto: Eduardo Metroviche

No Dia Nacional do Aposentado, celebrado na próxima quarta-feira, 24, o Sindnapi (Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas) irá realizar em São Paulo um protesto contra o fator previdenciário.
A concentração será às 9h em frente à sede nacional da entidade, que fica na rua do Carmo. De lá, os manifestantes seguirão para Praça da Sé, no centro da cidade.
O fator previdenciário é uma fórmula utilizada para o cálculo das aposentadorias que reduz em até 40% o valor delas. Para o presidente do Sindnapi, João Inocentini, a melhor substituição para a medida é o 85/95 – que garante o benefício quando a soma da idade e do tempo de contribuição resultar em 85 anos para a mulher e em 95 para o homem.

A previsão é que com esta fórmula poderá elevar em até 29,3% as aposentadorias. “Esta fórmula (85/95) incentivaria o consumo do aposentado e melhoraria a sua qualidade de vida”, avaliou Inocentini.
O aumento real também fará parte das reivindicações dos aposentados. Isto porque, segundo Inocentini, os aposentados que ganham acima do salário mínimo têm tido várias perdas salariais. O sindicalista ressalta que o aumento salarial não repõe o poder de compra. Neste ano, a correção foi de 6,20% para os que ganham acima do mínimo. Já para aqueles que recebem até um salário mínimo, o aumento foi de 9%.
“Com este aumento, o governo não cumpre a determinação de garantir o poder de compra dos aposentados prevista na Constituição”.

publicidade

Atividades comemoram data

Além de reivindicações por melhorias nos benefícios, o dia também será marcado por atividades na região.
O Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, por exemplo, preparou uma semana com passeio, exercícios e palestras, que serão realizadas na sede da entidade, que fica na rua Erasmo Braga, 307, Presidente Altino, em Osasco.
Para participar, é necessário fazer inscrição pelo telefone 3651-7200 – ramal 231, ou no Departamento de Aposentados do Sindicato dos Metalúrgicos. Mais informações podem ser obtidas no mesmo telefone de inscrição.

publicidade

Comentários