Articulações agitam cenário político em Osasco

0

Leandro Conceição

publicidade

Eventos realizados nos últimos dias começaram a colocar o cenário político de Osasco no clima para as eleições municipais de 2016.
O prefeito Jorge Lapas tem sua candidatura à reeleição garantida no PT, disse o presidente estadual da legenda, Emidio de Souza, apesar de uma ala do partido defender prévias. Outro pré-candidato a prefeito é Claudio Piteri, que oficializou sua entrada no PPS com críticas ao PSDB.
Crescem as especulações de que o vereador Rogério Lins (PTN) é outro provável candidato. Ele continua negando e é cortejado por políticos de diversos partidos em busca de apoio. Lins só diz que está “99% descartada” a possibilidade de ser candidato a vice.

Foto: Pedro Godoy/SECOM/PMO
Foto: Pedro Godoy/SECOM/PMO

Emidio garante candidatura de Lapas à reeleição

publicidade

Durante prestação de contas dos mil dias de administração do prefeito de Osasco, Jorge Lapas (PT), o presidente do PT-SP, Emidio de Souza, garantiu a candidatura de Lapas à reeleição pelo PT em 2016 e rebateu aos ataques de ala do partido que distribuiu materiais com críticas à atual administração para defender a realização de prévias.
“Quando a pedrada é dada por alguém de dentro de casa, dói mais. Mas pegue todas essas pedras e vamos fazer uma escada para a gente subir junto com o povo de Osasco”, declarou Emidio, antecessor de Lapas na prefeitura osasquense.
“Quero dizer a você [Lapas] que, pode ter o que quiser, mas é em torno de você e sob seu comando que vamos fazer as coisas nessa cidade”, continuou o presidente do PT no estado. Emidio assegurou total apoio da Executiva estadual, nacional e do ex-presidente Lula em torno da candidatura de Lapas à reeleição.
Outro que saiu em defesa de Lapas foi o líder da bancada do PT na Câmara de Osasco, Valdir Roque, que publicou artigo em que defende a atual administração e pede união do partido em torno da candidatura à reeleição.

Foto: Eduardo Metroviche
Foto: Eduardo Metroviche

Possibilidade de ser vice “está 99% descartada”, afirma Rogério Lins

publicidade

São cada vez maiores as especulações de que o vereador Rogério Lins (PTN) será candidato a prefeito de Osasco em 2016. Ele não confirma, diz que só se decidirá em outubro. Cortejado por petistas e tucanos em busca de apoio, Lins só descarta quase totalmente a possibilidade de sair candidato a vice-prefeito.
“Isso [a possibilidade de ser candidato a vice] é uma coisa bem distante. A Renata [Abreu, presidente do PTN] não quer isso, meu grupo também não quer. Essa possibilidade está 99% descartada”, afirmou Rogério Lins nesta quinta-feira, 3.
As especulações e a pressão para que o vereador seja candidato a prefeito cresceram após o desempenho eleitoral dele em 2014, quando foi o candidato a deputado federal mais votado em Osasco, com 41,5 mil votos.
“O fato de eu ter sido o deputado federal mais votado da cidade acabou criando esse sentimento nas pessoas. O PTN gostaria muito que eu fosse candidato a prefeito. Há pesquisas em que apareço com 10% das intenções de voto, mesmo sem ter manifestado se sou candidato ou não, o que me deixa muito animado”, afirma Lins.

Foto: Leandro Conceição
Foto: Leandro Conceição

“PSDB não apresentou um projeto claro para a cidade”, diz Piteri

O ex-vereador Cláudio Piteri oficializou em evento na manhã de quinta, 3, sua entrada no PPS, partido pelo qual é pré-candidato a prefeito de Osasco nas eleições de 2016. Questionado sobre os motivos para deixar o PSDB, Piteri declarou que a legenda “não apresentou um projeto claro para a cidade”.
“Para o nosso projeto de construção de uma nova ideia para Osasco, não havia espaço no PSDB. Então, buscamos construir este espaço em outra sigla”, afirmou.
Vice-presidente da Fundação Casa, Piteri disse que o governador Geraldo Alckmin (PSDB) não colocou obstáculos à sua mudança de legenda.
Chamou a atenção no evento a presença do vereador Rogério Lins (PTN), outro provável pré-candidato a prefeito. Questionado sobre a possibilidade de uma aliança com Lins, Piteri declarou: “É uma liderança muito significativa na cidade. Nesse momento, todo mundo dialoga com todo mundo”. Lins afirmou que compareceu “para desejar boa sorte para o Claudio”.

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorObra é prevista para março de 2016
Próximo artigoVisão Atenta