Associações médicas recomendam a vacina contra a dengue

Prevenção// Doença está em todas as regiões do país e já atingiu 1,5 milhão de casos este ano

1
Associações médicas recomendam a vacina contra a dengue

Três das mais importantes associações médicas do Brasil estão recomendando o uso da vacina contra dengue disponível no Brasil atualmente. O imunizante aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em dezembro de 2015 já possui a chancela da Organização Mundial da Saúde e agora recebe a indicação da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI).

publicidade

No Brasil, a doença está presente em todas as regiões e só este ano já foram notificados quase 1,5 milhão de casos, com cerca de 500 mortes. O Sudeste tem o maior número de registros (837.400), seguido pelas regiões Nordeste (295.036), Centro-Oeste (154.359), Sul (76.465) e Norte (36.220).

Além do desconforto dos sintomas e do risco de óbito, a dengue provoca impactos financeiros. Os custos da doença para o país podem chegar até 1,2 bilhão de dólares por ano, o equivalente a cerca de 4 bilhões de reais. O valor faz parte de um estudo conduzido em seis capitais de quatro regiões brasileiras – Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Goiânia, Recife, Teresina e Belém – publicado na revista científica Plos de setembro de 2015.
Foram avaliados 2.035 pacientes, atendidos em ambulatório ou hospital, dos setores públicos e privados de saúde, no período entre setembro de 2012 e agosto de 2013.

publicidade

Lançada em agosto, a primeira vacina contra dengue aprovada no mundo é indicada para pessoas entre 9 e 45 anos e são necessárias três doses, com intervalo de seis meses entre cada uma delas. A vacina reduz em dois terços a possibilidade de contrair a doença e protege em 93% dos casos graves.

A vacina também já está aprovada em cinco países: México, El Salvador, Filipinas, Costa Rica e Paraguai.

publicidade

Comentários

1 COMENTÁRIO

  1. Boa tarde prezados senhores!

    Gostaria de apresentar a empresa TAGS e de participar das próximas cotações.
    Oferecemos serviços de traduções técnicas, juramentadas, simultânea e consecutiva em mais de 30 idiomas.
    Contamos com uma equipe de mais de 90 tradutores/intérpretes especializados em vários segmentos do mercado para atendê-los 24 horas.
    Gostaria de firmar uma parceria com vocês.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorGoverno distribuirá testes para gestantes com suspeita de Zika
Próximo artigoBrasil é o quinto maior mercado de alimentação saudável