Barueri abre inscrições para curso gratuito de libras

Curso terá duração de três meses e acontece duas vezes por semana

0
Barueri abre inscrições para curso gratuito de libras
Curso terá duração de três meses e acontece duas vezes por semana / Foto: Valdir Galindo

Estão abertas as inscrições para o curso gratuito da Língua Brasileira de Sinais (Libras), da Secretaria da Pessoa com Deficiência de Barueri.

publicidade

Com duração de 3 meses, duas vezes por semana, nos períodos manhã ou tarde, a oficina terá 36 horas de curso e deve oferecer noções básicas da língua de sinais, forma ideal para se comunicar com as pessoas com deficiência auditiva.

De acordo com a coordenadoria da SDPD, todas as abordagens e atividades desenvolvidas nas oficinas estão baseadas em estratégias  de comunicação de sinais, com a utilização de imagens  e dinâmicas para fixação de conteúdo.

publicidade

As aulas ocorrerão na sede da SDPD, localizado na rua Vereador Izaias Pereira Souto, n° 175 – Jardim Belval. Inscrições devem ser realizadas pelo canal sdpd.faleconosco@barueri.sp.gov.br. Mais informações pelo fone: (11) 4194-4939.

O que é Libras?
A língua brasileira de sinais é a linguagem gestual reconhecida por lei usada pela maioria dos surdos dos centros urbanos brasileiros. Ao contrário do que muitos imaginam, as línguas de sinais não são simplesmente mímicas e gestos soltos e sim uma língua à parte com estruturas gramaticais próprias.

publicidade

Assim como as diversas línguas naturais e humanas existentes, ela é composta por níveis linguísticos como: fonologia, morfologia, sintaxe e semântica. Assim sendo, para se comunicar em Libras não basta apenas conhecer sinais. É necessário conhecer a sua gramática para combinar as frases, estabelecendo a comunicação.

Comentários