Barueri apresenta Plano Municipal de Habitação

0

Cartilhas que detalham o Plano foram distribuídas / Foto: Valdir Galindo
Cartilhas que detalham o Plano foram distribuídas / Foto: Valdir Galindo

publicidade

Na segunda feira, 4, a Prefeitura de Barueri apresentou, na Câmara Municipal, o andamento do Plano Local de Habitação de Interesse Social (Plhis). O evento fez parte da segunda etapa de planejamento do plano, que tem um longo trabalho de campo realizado, incluindo visitação a áreas de moradias precárias.
A apresentação contou com a presença do prefeito Gil Arantes (DEM). Ele ressaltou que a intenção era mostrar “como governo irá, ao longo dos próximos anos, resolver o problema de habitação e diminuir sensivelmente o déficit habitacional da cidade”.

O resumo do Plhis foi apresentado pela arquiteta e urbanista Elizabete França, representante da empresa Diagonal – Transformação de Territórios, contratada pela prefeitura de Barueri para elaborar o Plhis.
A arquiteta informou que serão usados dados do Cartão Barueri e encontros com a população, chamados “Diálogos Regionais”, para desenvolver um diagnóstico da situação atual. A expectativa da prefeitura é que o plano crie a oportunidade de regularizar mais de 45 loteamentos em locais como Parque Viana, Libano, Engenho Novo e Itaquiti (Bairro Belval). Além disso, dará subsídios legais para o município viabilizar a construção de novas moradias previstas para conclusão até 2016, por intermédio do Prohab (Programa de Habitação de Barueri), além de novos investimentos em parceria com os governos Estadual e Federal. Como resultado dessas novas ações, Barueri já assinou convênio com a Secretaria de Habitação do Estado de São Paulo e com a Caixa Econômica para a construção de 1.750 unidades habicionais.

publicidade

Comentários