Início Política Bolsonaro debocha e faz sinal de chifre ao ouvir nome de William...

Bolsonaro debocha e faz sinal de chifre ao ouvir nome de William Bonner; vídeo

7
Bolsonaro
Imagem: reprodução

Os atritos entre o candidato à presidência Jair Bolsonaro (PSL) e os apresentadores do “Jornal Nacional”, William Bonner e Renata Vasconcellos, durante entrevista na terça-feira (28) continuam rendendo muita polêmica.

publicidade

Num comício durante a semana em que um apoiador discursava fazendo críticas a Bonner, Bolsonaro riu e fez um sinal de chifre com os dedos para a plateia, que vibrou com o gesto, um símbolo utilizado de forma depreciativa contra com teria sido vítima de infidelidade.

publicidade

Na entrevista ao “Jornal Nacional”, Bolsonaro chegou a mencionar o fim do casamento de Bonner com a apresentadora Fátima Bernardes, em 2016, ao comentar a relação que tem com Paulo Guedes, o escolhido para ser ministro da Fazenda caso seja eleito.

“É quase como um casamento. Eu tô ‘namorando’ o Paulo Guedes há um bom tempo. E ele a mim também. Nós, Bonner, somos separados. Até o momento da separação não pensamos em uma mulher reserva para isso. Se vier a acontecer por uma vontade dele ou minha, paciência […]”, disse o candidato à presidência.

Globo se manifesta sobre afirmação do candidato com relação ao salário de Renata Vasconcellos

BolsonaroA TV Globo se manifestou sobre o comentário do candidato à presidência Jair Bolsonaro (PSL) sobre o salário da apresentadora do “Jornal Nacional” Renata Vasconcellos, durante entrevista na terça-feira (28). A emissora afirmou, em nota, que “está em linha com as melhores práticas de remuneração” (leia a íntegra abaixo).

publicidade

Na entrevista, o clima esquentou quando Bolsonaro foi questionado sobre a desigualdade salarial entre homens e mulheres e ele comentou que Renata ganha menos do que o apresentador William Bonner: “Não sei ao certo, mas com toda certeza há uma diferença salarial aqui, parece que é muito maior para ele que para a senhora”.

A jornalista rebateu: “Eu poderia até como cidadã e como qualquer cidadão brasileiro fazer questionamentos sobre seus proventos porque o senhor é um funcionário público há 27 anos e eu como contribuinte ajudo a pagar o seu salário. O meu salário não diz respeito a ninguém e eu posso garantir ao senhor, como mulher, que eu jamais aceitaria receber um salário menor de um homem que exercesse as mesmas funções e atribuições que eu”.

Especula-se que o salário de Bonner gire em torno dos R$ 800 mil e o de Renata, R$ 200 mil. No entanto, além de apresentador, ele é editor-chefe do “Jornal Nacional”, enquanto ela é apresentadora e editora-executiva, cargos hierarquicamente diferentes.

publicidade

À Exame, a Globo se esquivou de comentar o caso especificamente e declarou, em nota:

“A Globo está em linha com as melhores práticas de remuneração e valorização dos talentos do mercado. Não comentamos políticas internas, mas podemos afirmar que zelamos pelo cumprimento integral da CLT, que assegura o princípio da isonomia nas relações de trabalho. Além disso, recordamos que lançamos, há dois anos, a plataforma ‘Tudo começa pelo Respeito’, em parceria com UNESCO, UNICEF, UNAIDS e ONU MULHERES, que atua na mobilização da sociedade para o fortalecimento de uma cultura que não apenas tolere, mas respeite e discuta amplamente os direitos de públicos vulneráveis à discriminação e ao preconceito, reduzindo as desigualdades sociais.”

publicidade