Início Cidades Borboletário de Osasco promove ciclo de palestras

Borboletário de Osasco promove ciclo de palestras

0

borboletaA Secretaria de Meio Ambiente de Osasco promove no dia 21 de maio o VII Ciclo de Palestras sobre Borboletas, que acontecerá no SESI Piratininga (Av. Getúlio Vargas, 401). O evento contará com uma experiência lúdica de educação ambiental e apresentará novas abordagens sobre a relação insetos e sociedade humana, em especial as borboletas. Esses animais coloridos e alados podem se apresentar úteis na gestão ambiental das cidades por serem considerados indicadores biológicos de qualidade do ambiente. Esses temas serão tratados por pesquisados e professores de universidades.

publicidade

O Ciclo de Palestras está se tornando uma referência em eventos científico-culturais na região e está aberto para o público universitário e também para aqueles interessados em borboletas. A inscrição pode ser feita através do e-mail borboletariodeosasco@gmail.com ou no Borboletário de Osasco – Parque Ana Luiza Moura Freitas, na rua David Silva, 111 – Jd. Piratininga – Osasco/SP.

Borboletário de Osasco

publicidade

O pequeno zoológico de borboletas é uma ferramenta que incrementa a educação ambiental realizada no município. Gradualmente, este espaço de conhecimento vem se tornando um marco no lazer ecológico na região e recebe cerca de 16.000 visitantes por ano, entre escolas e público geral. O horário de funcionamento é de terça-feira aos sábados, das 10:00 às 16:00hs. A entrada é gratuita.

Confira a programação do Ciclo de Palestras sobre Borboletas:

publicidade

9h – Inscrição e café da manhã

10h – INSETOS COMO MODELO PARA A CIÊNCIA – Uma experiência lúdica com a ordem Lepidóptera. – Dr. Nelio Bizzo, Professor da Faculdade de Educação da USP, contará com a participação da equipe do Borboletário de Osasco.

Você acredita que os insetos podem influenciar no interesse das pessoas pela ciência? Então venha escutar uma história sobre Darwin e os insetos.

11h – A ORDEM LEPIDÓPTERA NO CONTEXTO AGRÍCOLA E O CONTROLE BIOLÓGICO – Dra. Jeanne Marinho é pesquisadora do EMBRAPA/Meio Ambiente de Jaguariúna.

Insetos são criaturas maravilhosas, porém, o que acontece quando eles ameaçam acabar com a sua comida? Continuam sendo legais? Venha assistir uma abordagem diferente sobre a ordem lepidóptera dentro do contexto agrícola.

12h – ALMOÇO

14h – BORBOLETAS DAS CIDADES – Dr. Gustavo Accácio é especialista em Zoologia e pesquisador autônomo.

A cidade é um ambiente dominado pelo homem e se apresenta inóspita para alguns animais, porém, mesmo uma grande metrópole como São Paulo pode abrigar uma diversidade de insetos, inclusive de lepidópteros.

15h – BORBOLETAS COMO INDICADORES BIOLÓGICOS: AVANÇOS RECENTES NA MATAATL NTICA E NA AMAZÔNIA – Dr. André Freitas é professor da UNICAMP.

Estudos apontam borboletas como bioindicadores de qualidade ambiental, a variação de quantidade e proporção desses insetos pode mostrar a qualidade do habitat. As novidades nessa linha de pesquisa serão apresentadas pelo palestrante.

16h30 – Encerramento

Um ônibus estará disponível para levar os participantes ao local do evento às 8h, saindo da Estação da CPTM do Largo de Osasco. Mais informações: borboletariodeosasco@gmail.com.

Comentários