Vereador Cláudio da Locadora (centro) após reunião com vereadores suplentes nesta quarta, 14 / Foto: Eudes de Souza/CMO

Com prisões preventivas decretadas a 14 dos 21 vereadores da Câmara de Osasco na Operação Caça Fantasmas, o presidente interino da Casa, vereador Cláudio Henrique da Silva, o Cláudio da Locadora (PV), convocou 12 suplentes para assumir vagas. Assim, a Câmara terá quórum para votar o orçamento do município para 2017. O prazo vai até dia 31.

publicidade

Dos 14 parlamentares com prisão decretada, não foram convocados os suplentes do prefeito eleito, Rogério Lins (PTN), que já estava licenciado e tem a vaga ocupada por Professor Candal (PSB), e Karen Gaspar (PTdoB), que se licenciou por 30 dias, abrindo mão do mandato sem que haja tempo hábil para a convocação de suplente.

Devem tomar posse na sessão desta quinta-feira, 15: Aluísio Pinheiro (PT), Carlão da Habitação (PHS), Diego Rainho, Floriza Martins (PSDB), Lúcia da Saúde (PSDC), Fumio Miazaki (PSD), Gilson Meneck, o Gilsão (PSC), Luiz da Locadora (PCdoB), Mônica Veloso (PDT), Pelé da Candida (PSC), Romeu Pepino e Willians da Farmácia.

publicidade

Indefinição

A Câmara Municipal vive momentos de indefinição com as prisões preventivas decretadas aos 14 parlamentares.

publicidade

Para votar o orçamento, de acordo com a assessoria da Câmara, são necessários 12 vereadores (11 mais o presidente). Chegou a ser cogitada a possibilidade da Casa encerrar o ano sem votar a peça orçamentária para 2017.

“Suplente, a Câmara só pode convocar se a ausência do titular for superior a 30 dias. Então, ainda não pode chamar”, disse, na manhã desta terça-feira, 13, o diretor de Comunicação da Câmara, Maurício Viel.

Desta forma, o município repetiria o orçamento deste ano, previsto em R$ 2,4 bilhões.

No entanto, o departamento jurídico da Casa encontrou respaldo na Lei Orgânica do Município para convocar os suplentes, nesta quarta-feira, 12.

A Lei Orgânica diz que parlamentares privados da liberdade em virtude de processo criminal estão automaticamente licenciados. Assim, os substitutos foram chamados.

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui