Câmara aprova cota para artistas da cidade em shows

0
O sertanejo Edson em apresentação na cidade e, à direita, o músico local Bilo Mariano

O sertanejo Edson em apresentação na cidade e, à direita, o músico local Bilo Mariano
O sertanejo Edson em apresentação na cidade e, à direita, o músico local Bilo Mariano

publicidade

Leandro Conceição

Foi aprovado na Câmara de Osasco na terça-feira, 18, projeto de lei que institui cota de participação de artistas da cidade em shows promovidos pela administração municipal em ações como inaugurações e festividades.
A proposta aprovada prevê a destinação de 10% da verba utilizada nos eventos para a contratação de artistas e produtores do município. O projeto também estabelece que a participação dos artistas locais deve ser de pelo menos 20% do tempo mínimo destinado à apresentação do artista principal contratado. A intermediação junto aos artistas da cidade deve ser feita pelo Conselho Municipal de Cultura (ComCultura).
A aprovação do projeto na Câmara foi comemorada por artistas osasquenses. “Osasco tem muitas bandas boas, mas falta incentivo. Este projeto pode ser um incentivo para a gente não parar com a nossa arte”, afirma Leonardo Ronqui, vocalista da banda de metal Nuestro Ódio.

10% da verba dos eventos vai para artistas locais

publicidade

O músico Bilo Mariano avalia que “se eles (a Prefeitura) pagam um ótimo cachê para os artistas mais famosos, por que não pagar um bom cachê para os artistas locais? É uma maneira de estimular e incentivar, e assim os artistas se interessarão em desenvolver mais seus trabalhos”. Ele diz que o ideal seria uma cota de pelo menos 20% da verba dos eventos, “mas 10% já é um bom começo”.

“Mero espectador”
A justificativa apresentada pelo autor do projeto, o vereador Reinaldo Hipólito Leal, o Branco (PMDB), vai de encontro às avaliações dos artistas. “É comum a contratação de artistas de renome. Nessas apresentações, o artista local fica apenas como mero espectador, sem a possibilidade de mostrar seu trabalho junto à comunidade. É necessário valorizar nossos artistas”.
Entre os artistas que se apresentaram em shows promovidos pela Prefeitura recentemente estão Bruno & Marrone, Edson e Israel Novaes, na entrega de pavimentação asfáltica no Jardim Cirino, em setembro. O evento foi realizado em parceria com a rádio Nativa.
O projeto aprovado na Câmara foi encaminhado para sanção ou veto do prefeito Jorge Lapas (PT).

publicidade

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorDivergente é atração na Sala Barueri
Próximo artigoHoróscopo