Artigo – Campus da Unifesp Osasco: um sonho perto de se tornar...

Artigo – Campus da Unifesp Osasco: um sonho perto de se tornar realidade

6
Compartilhar

 Valdir Roque*

Valdir Roque - divulgaçãoEm uma audiência pública no dia 5 de junho, às 18h, na sala Osasco, anexa à Prefeitura, representantes da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e da Prefeitura de Osasco vão divulgar os detalhes do início das obras e os cursos do sonhado campus definitivo da Unifesp em Osasco, que ficará em um terreno de mais de 200 mil metros quadrados na Cidade das Flores.

Um passo na direção de Osasco ter uma grande instituição pública que é referência em ensino superior já foi dado, com o início das atividades da Unifesp, atendendo mais de 500 alunos em cinco cursos, em um prédio provisório no Jardim das Flores. Agora, estamos perto de ver este sonho começar a ficar completo.

Publicidade

A batalha pela chegada da Unifesp a Osasco foi idealizada e iniciada por meus valorosos companheiros de partido João Paulo Cunha deputado federal, e o ex-prefeito Emidio de Souza.

O campus provisório foi uma forma de assegurar a implantação da Unifesp Osasco e evitar o risco de que uma possível administração municipal “do contra” fizesse a cidade andar para trás.

Publicidade

No entanto, com nosso apoio, o prefeito Jorge Lapas continua a luta pela construção do campus da Unifesp, um projeto grandioso e complexo, pelo qual, como cidadão, vereador e presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal, tenho o orgulho de batalhar para ajudar a ser realizado.

Lapas reivindica e leva nossos pedidos ao ministro da Educação, Aloizio Mercadante e à reitoria da instituição, para que as obras do campus da Unifesp comecem logo.

Agora, discutiremos os detalhes da obra do grandioso campus definitivo da Unifesp em Osasco, que, tenho certeza, vai tornar a cidade referência em ensino superior, como um pólo incentivador e gerador de profissionais de talento. Em poucos anos, assim como sonham com USP, Unicamp, cada vez mais jovens terão o objetivo de ingressar na Unifesp Osasco.

Além de ser referência na educação, o campus definitivo da Unifesp vai gerar grandes benefícios em diversas áreas em nossa cidade, com iniciativas como a reformulação do transporte público, para atender aos milhares de alunos, professores e funcionários; geração de empregos diretos e indiretos, tanto na construção quanto durante o funcionamento do campus; impulso ao comércio; valorização imobiliária etc.

Publicidade

É fundamental a participação popular na audiência pública do dia 5. Vamos lá conhecer os detalhes, avaliar o projeto, ouvir os representantes da Unifesp, ter informação. Até para desmentir possíveis boatos, responder à torcida “do contra”, que ao invés de entender a grandiosidade e complexidade do projeto, prefere torcer para que não saia.

Como cidadão que nasceu, sempre viveu e é 100% Osasco, conto as horas para ver o campus Osasco ser erguido. É um sonho cada vez mais perto de se tornar realidade.

* Valdir Roque é vereador, presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de Osasco e coordenador do PT na Macrorregião

Compartilhar

Comentários

6 Comentários

  1. Pera, com a Unifesp vão reformular os sistema de transportes públicos da região, que os mesmo "heróis" mudaram anos atrás com a desculpa esfarrapada de que as pessoas da região tinham carros na garagem, os mesmo heróis que não consideraram que as familias tinham filhos que precisavam de transporte, os mesmo que consideraram que as comunidades próximas não precisavam dos ônibus?

    Desculpa mas a faculdade era pra estar pronta e erguida a anos, já era pra ter gente estudando lá nesse momento, mas a aliança de prefeitura e governo federal que são da mesma sigla não foi capaz de seguir com o cronograma esperado, e agora querem dizer pra mim que estamos conquistando depois de muita luta uma coisa que já era certa?

    [Editado pela moderação]

    Não tentem vender como ouro, aquilo que já era pra ser nosso!

  2. Isso é herança desse cara:
    "De acordo com o secretário de Transporte e Mobilidade Urbana de Osasco, João Gois, a desoneração de impostos para o transporte público não vai gerar redução da tarifa de ônibus municipais em Osasco, que, assim como em outras cidades da região, é de R$ 3,30."

  3. Valdir Roque não fez nada de considerável na gestão do Emídio como presidente da CMTO. Ainda consentiu com o aumento da passagem em votação numa sexta véspera de natal, para aplicação na segunda feira seguinte, tendo uma tarifa mais cara que a de São Paulo por exemplo.
    Papagaio de ombro do João Paulo (comprovadamente acusado no processo do mensalão, diferente do Dirceu que não existe provas concretas contra ele)
    Bom de 2007/2008 pra ca vi o preço do aluguel subir 40 % só por causa da noticia da universidade, a obra está empacada há anos, e não culpo o ministério da educação, pra mim a cúpula de Osasco do PT (uma das piores do Brasil, se bem que em Osasco até o PSOL não se salva).
    Eu só acredito quando eu ver a obra iniciada, até lá ele escrevendo esse artigo esta tentando se auto- promover em cima de noticia requentada. Até lá suspeito mais ainda da especulação imobiliária incentivando um artigo desses (vide o numero de prédios que estão surgindo na região, aumento dos aluguéis e afins).

Faça seu comentário

Mais notíciasArtigo – Quem ganha com o bolsa-boato?
Mais notíciasFrases