Início Cidades Cão da Guarda de Itapevi se aposenta

Cão da Guarda de Itapevi se aposenta

0
Valeu, Conan: aposentadoria após seis anos de combate ao crime / Foto: PMI

Na quarta, 29, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Itapevi fez uma homenagem ao rottweiler Conan, que por seis anos fez parte da corporação auxiliando os guardas nas operações de segurança. Os animais trabalham até os oito anos de idade. Conan foi aposentado compulsoriamente após seu oitavo aniversário, na sexta, 24.

publicidade

Doado ao canil com dois anos, o rottweiler preto e canela, de 38 quilos, foi treinado pelos adestradores da corporação e, desde então, auxilia no trabalho de policiamento. Por seis anos, Conan trabalhou nas ruas farejando entorpecentes e ajudando no patrulhamento dentro de estádios, eventos públicos e blitze realizadas na cidade.

“Conan é muito forte e inteligente. Muitas vezes, sua atuação foi fundamental para garantir a nossa segurança durante as operações”, explica o guarda Gilson Cândido Marcelino, que trabalha na GCM há 17 anos e há cinco é o condutor de Conan.

publicidade

“Condutor é o nome que se dá ao guarda que está sempre com o cachorro. Mas, na verdade, somos muito mais que isso. Somos verdadeiros parceiros”, diz Marcelino. Ele diz que está triste com a aposentadoria de Conan, mas o adotou para continuar junto do amigo.

“Vou sentir falta dele no trabalho. Mas vou adotá-lo, então estarei com ele todos os dias na minha casa. Agora, o Conan vai ser o meu terceiro filho. Minha esposa e meus dois pequenos estão muito felizes com o novo membro da família”, afirma o guarda.
A Guarda Civil Municipal de Itapevi possui, atualmente, sete cães que fazem parte da corporação e vivem no canil da instituição.

publicidade