Carapicuíba quer alavancar desenvolvimento com turismo na Aldeia

0
Celebração de Corpus Christi na Aldeia de Carapicuíba (Divulgação)
Celebração de Corpus Christi na Aldeia de Carapicuíba (Divulgação)

Vice-prefeita Gilmara Gonçalves, de Carapicuíba, explica plano de turismo
Vice-prefeita Gilmara Gonçalves, de Carapicuíba, explica plano de turismo

publicidade

“É um salto. Sair da condição de uma cidade dita dormitório pra nos transformarmos numa cidade turística. É possível”. Foi com essa frase que a vice-prefeita de Carapicuíba, Gilmara Gonçalves (PSB) apresentou, na última quarta-feira, o plano da atual gestão para fomentar o turismo na Aldeia e alavancar o desenvolvimento da cidade.

A proposta foi feita no evento que marcou a apresentação do balanço de 180 dias de gestão do governo Marcos Neves (PV), realizado na Associação Comercial de Carapicuíba. Abrindo o evento, Gilmara falou antes do prefeito e explicou o plano. A ideia, segundo ela, é revitalizar a Aldeia de Carapicuíba, e fomentar o desenvolvimento de atividades que atraiam turistas e investimentos relacionados ao setor. Ícone histórico da cidade, a aldeia jesuítica foi fundada em 1580.

publicidade

Para isso, a Carapicuíba se inscreveu no programa Município de Interesse Turístico (MIT), lançado pelo governo do estado com base na lei complementar Nº 1.261, de 29 de abril de 2015, que cria uma nova classificação de município turístico.

O Estado de São Paulo possui 70 Estâncias turísticas. A nova lei criou 140 vagas para Municípios de Interesse turístico que também poderão receber recursos do Fundo de Melhoria dos Municípios Turísticos administrado pelo DADE – Departamento de Apoio as Estâncias.

Concentração de eventos na Aldeia

Encenação do Drama da Paixão de Cristo realizada nesta ano em Carapicuíba (Divulgação)
Encenação do Drama da Paixão de Cristo realizada nesta ano em Carapicuíba (Divulgação)

publicidade

A vice-prefeita não delineou, no entanto, que tipos de atividades que deverão sem implantadas para alcançar este objetivo. Mas a concentração de eventos realizados pela atual gestão desde o início do ano na Aldeia já indicam caminhos que o município pretende seguir. O local já sediou a festa de aniversário de 52 anos da cidade, a encenação do Drama da Paixão de Cristo, a festa do trabalhador, exposições de artes, a celebração de Corpus Christi, entre outras atrações.

“Quem viu a Paixão de Cristo em Santana de Parnaíba e viu a nossa sabe que nosso cenário em Carapicuíba estava mais bonito”, comparou o prefeito Marcos Neves, referindo-se a outra encenação tradicional na região.

O projeto conta com apoio da Associação Comercial de Carapicuíba, que sediou nesta quinta-feira, dia 6, uma oficina com empresários, munícipes, representantes do poder público e interessados em geral, para discutir propostas de ações e atividades visando o fomento do turismo na Aldeia de Carapicuíba.

Comentários