Casos de microcefalia em Carapicuíba podem ter relação com zika

0
Agentes de saúde e voluntários participam de mobilização contra o Aedes Aegypti

Agentes de saúde e voluntários participam de mobilização contra o Aedes Aegypti
Agentes de saúde e voluntários participam de mobilização contra o Aedes Aegypti

publicidade

William Galvão
Com cinco casos de dengue registrados desde o início do ano, com um óbito, e outros cinco de microcefalia desde novembro, Carapicuíba figura entre os 53 municípios paulistas com registros de bebês nascidos com má formação cerebral, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde. O país está em estado de emergência desde novembro, decretado pelo Ministério da Saúde.

Carapicuíba tem 5 casos de bebês com má formação cerebral

Desde o início do ano, a Prefeitura de Carapicuíba intensifica ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti e pede a colaboração da população. “Cerca de 80% dos focos estão nas residências, o problema é que de 30% a 40% das casas ou não tem ninguém ou não permitem a entrada dos agentes”, disse o prefeito Sergio Ribeiro (PT), em entrevista coletiva realizada nesta quinta-feira, 11.

publicidade

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Simone Augusta Marques, os casos de microcefalia podem ou não ter a ver com o zika vírus. “Ainda estão em análise e ainda não há nenhuma confirmação de que tenha alguma relação com o zika. Por enquanto não é possível afirmar nada”. Carapicuíba é a única cidade da região com casos de microcefalia confirmados. Até agora, em todo o estado há 126 registros. Entre as cidades com maior número estão a Capital (17), Guarulhos (12) e Campinas (11).

1,4 mil casas vistoriadas
A campanha de combate ao mosquito em Carapicuíba, realizada há quatro semanas, já vistoriou 1.418 casas e comércios nos bairros da Vila Menck, Vila Cretti, Ariston, Jardim Ana Estela, Vila Gustavo Corrêa e Jardim Angélica. Foram recolhidos, segundo o prefeito, 189 caminhões de entulhos. “Como é difícil entrar na casa das pessoas, temos ido a escolas, igrejas, terrenos, comércios, para criar multiplicadores da ação, pessoas que vão conscientizando umas às outras”, explicou.

publicidade

Comissão da dengue em Cotia
Cotia criou uma comissão especial para combater o mosquito transmissor. Constituída por representantes de várias secretarias, além da Polícia Militar e do Exército, a campanha realiza mutirões de busca ativa por criadouros do mosquito. Além disso, a secretaria de Saúde oferece palestras para gestantes com materiais informativos sobre o que é microcefalia e como combater o vetor.

Comentários