Celso Frateschi vem a Osasco com monólogo

0
Peça está há mais de 25 anos no repertório do ator / Foto: Caio Lamas

Peça está há mais de 25 anos no repertório do ator / Foto: Caio Lamas
Peça está há mais de 25 anos no repertório do ator / Foto: Caio Lamas

publicidade

Nos dias 15 e 29 de maio, Osasco recebe o monólogo Horácio, dirigido e encenado por Celso Frateschi, peça com a qual recebeu o Prêmio Shell 1988 de Melhor Ator. No dia 15, às 15h e às 20h, a peça será exibida na Escola de Artes César Antônio Salvi. E no dia 29, às 15h, no Espaço Grande Otelo. Com programação gratuita, o público participa de um bate-papo com o diretor no final das apresentações.

Peça rendeu a Frateschi o Premio Shell em 1988

Há mais de 25 anos no repertório de Frateschi, o solo dramático de um dos maiores escritores da Alemanha, Heiner Müller, foi traduzido pela escritora brasileira e professora da ECA-USP Ingrid Dormien Joudela. A trama conta a história de um homem que, durante a guerra é glorificado por ter assassinado o inimigo, Curiácio, noivo de sua irmã. Revoltado com a tristeza da irmã pela perda de seu amante, Horácio decide que ela terá o mesmo fim. Então Horácio utiliza da mesma espada para matar também a noiva do inimigo, sua própria irmã. Na sequência, se institui um julgamento que irá decidir o destino de Horácio: um herói ou um facínora?

publicidade

A peça dialoga com a plateia quando toca em questões como a ética, que passa a ser refletida a partir do mito romano até a contemporaneidade. “O teatro mexe com questões duras e complexas da nossa realidade. Ajuda a construir uma visão, permite um mergulho vertical na alma humana”, explica Frateschi. Para ele, “em tempos onde tudo é tão rápido, a peça se direciona no caminho oposto, procura trazer um pensamento mais aprofundado”.

Dia 15 de maio, quinta-feira, às 15h e às 20h
Local: Escola de Artes César Antonio Salvi
Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo, 360. Osasco
Telefone: 3699-1490

publicidade

Dia 29 de maio, quinta-feira, às 15h
Local: Espaço Grande Otelo
Rua Dimetri Sensaud de Lavoud,100. Osasco
Telefone: 3699-5618

Comentários