Início Trabalho Centrais querem punição a empresas apoiadoras da ditadura

Centrais querem punição a empresas apoiadoras da ditadura

0

Auris Souza

publicidade

As centrais sindicais querem que as empresas que apoiaram o golpe da ditadura militar (1964-1985) também sejam responsabilizadas. O desejo foi demonstrado durante ato realizado no sábado, 1º, no Teatro Cacilda Becker, em São Bernardo do Campo.

Segundo depoimentos de vítimas da ditadura, algumas empresas se tornaram verdadeiros quartéis e por vezes desrespeitaram os direitos dos trabalhadores. “Os principais crimes foram o fim da estabilidade no emprego, a intervenção nos sindicatos, o arrocho salarial, manipulação dos índices de inflação, cassação e prisão de dirigentes enquadrados na Lei de Segurança Nacional”, enumerou Djalma Bom, diretor da AMA-A/ABC (Associação dos Metalúrgicos Aposentados Anistiados do ABC).

publicidade

Homenagem
O evento foi organizado para homenagear trabalhadores e sindicalistas que sofreram perseguições e violência durante a ditadura militar. No teatro, cerca de 400 nomes foram lembrados, inclusive trabalhadores e sindicalistas de Osasco que lutaram contra a ditadura. Os homenageados receberam diplomas.
O evento também contou com encenações teatrais e apresentações de vídeos com depoimentos de lideranças sindicais perseguidas, entre elas a da Greve de 1968 em Osasco, na metalúrgica Cobrasma, marco importante da história das lutas da classe operária brasileira.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorMotoristas devem ter reajuste de até 50%
Próximo artigoMetalúrgicos divulgam pesquisa