Central 156 de Osasco fez 3 milhões de atendimentos em 10 anos

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central 156 Osasco

Desde que foi inaugurada em 2011, a Central 156 da Prefeitura de Osasco atingiu a marca de 3 milhões de atendimentos na última quarta-feira (24). A facilidade para a população ter acesso aos serviços e obter informações estão entre os principais intuitos da central.

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Em 10 anos, o serviço possibilitou a criação de uma base de dados integrada, com informações precisas sobre as ações e demandas de toda a Prefeitura de Osasco. Também proporcionou aos gestores ferramentas, informações e indicadores para a tomada de decisões. Portanto, é um importante canal de comunicação entre o cidadão e a prefeitura.

No segundo semestre de 2020, foi criado um aplicativo (o 156 Osasco) para smartphones, onde, além de obter informações, o cidadão pode solicitar os principais serviços disponíveis na Central. O app responde por 20% das demandas e está disponível para download nas principais lojas de aplicativos para Android e iOS.

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Central 156 de Osasco
Foto: PMO

Atualmente, a Central 156 realiza em média 10 mil atendimentos por semana e funciona 24 horas por dia, inclusive nos finais de semana e feriados. Além do atendimento telefônico e do aplicativo para smartphones, a Central 156 também realiza atendimentos por chat (www.central156.osasco.sp.gov.br/), WhatsApp (11) 3651-7080 e pelo e-mail 156@osasco.sp.gov.br.

Serviços oferecidos pela Central 156 de Osasco

Por meio do 156, o cidadão pode solicitar serviços municipais, obter informações úteis, enviar sugestões, fazer reclamações e agendamentos para atendimento em órgãos da prefeitura.

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Recentemente, a Prefeitura iniciou a campanha de vacinação contra o coronavírus para idosos e parte da vacinação tem sido agendada por meio da Central 156, que também orienta a população sobre medidas de cuidado e prevenção. Já foram realizados mais de mil agendamentos de imunização pela ferramenta.

Entre os serviços mais solicitados destacam-se manutenção da iluminação pública, poda de árvore, coleta de entulho, tapa-buraco (pavimento asfáltico), desentupimento de bueiros (boca de lobo), manutenção de praças e parques, remoção de carros abandonados, denúncia de obras irregulares e despejo irregular de lixo e entulho.

Segundo a administração municipal, entre as informações mais solicitadas estão: endereço e telefone de repartições públicas (escolas, postos de saúde, bibliotecas etc.), eventos realizados pela Prefeitura, programas sociais, telefones úteis (Guarda Civil, Bombeiros, SAMU, entre outros).

O osasquense também pode agendar os seguintes serviços: atualização de informações de programas sociais (Bolsa-Família etc.), entrada no Seguro Desemprego e agendamento para tirar a carteira de trabalho. Todos os processos da Central 156 são 100% informatizados e integrados às secretarias municipais.

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