Central de Controle e Operações ganha novas câmeras para monitorar o trânsito

0
Foto: divulgação

A CCO (Central de Controle e Operações), da Prefeitura de Osasco, que é popularmente conhecida, como central de monitoramento do tráfego, ganhou este mês, mais duas câmeras. Instaladas em pontos estratégicos da cidade, agora, a central dispõe de 23 equipamentos, que têm a função de ajudar a melhorar a fluidez e garantir mais seguranças aos motoristas.
Central dispõe de 23 câmeras / Foto: divulgação
Central dispõe de 23 câmeras / Foto: divulgação
Em funcionamento desde 2007, a central que realiza o monitoramento 24 horas registra a movimentação de veículos nos principais cruzamentos da cidade, identificando pontos de gargalos, acidentes, e, até mesmo, auxiliando no combate a ocorrências policiais, como assalto a motoristas. Ela possui quatro televisores de 32 polegadas e dois televisores de 42 polegadas.
Os equipamentos têm um alcance de 1,5 quilômetros cada e faz um giro de 360 graus, que mostram imagens detalhadas.
“Esse alcance garante que nossos operadores consigam detectar ocorrências e acionar as autoridades necessárias. Por exemplo, no caso de um acidente grave, o nosso operador pode acionar o SAMU. Também podemos enviar um veículo do Demutran, para organizar o trânsito de uma via, caso exista algum carro quebrado ou outro tipo de ocorrência”, explica o secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, João Gois.
Através da central também é possível fazer o ajuste do tempo semafórico nos principais cruzamentos da cidade. “Hoje, nossos principais corredores dispõe de contadores de veículo, com isso, através da central, conseguimos administrar o tempo dos semáforos, garantindo, mais tempo de sinal verde, para conseguir mais fluidez e menos congestionamentos”, completou Gois.
As duas novas câmeras foram instaladas em frente à Prefeitura de Osasco, na região Central e na Rotatória do Clube dos Sargentos, na Zona Norte de Osasco. As demais estão fixadas em pontos como: Vila Yara (base GCM), Vila Campesina (próximo à Fundação Bradesco), viaduto Guerino Spitaletti, cruzamento da avenida dos Autonomistas com a rua Antônio Agu, Teatro Municipal, Primitiva Vianco, Viaduto Tancredo Neve, Marechal Rondon, Autonomistas com Imaculada Conceição, Autonomistas próximo ao km 21, avenida Bussocaba com Narciso Sturlini, complexo Fuad Auada, entre outros pontos.

publicidade

Comentários