Central Hidroelétrica de Pirapora deve entrar em atividade em 2015

0

7 - Pequena Central Hidroelétrica de Pirapora_1A Pequena Central Hidroelétrica de Pirapora do Bom Jesus, cujas obras começaram há cerca de um ano, deve começar a operar no início de 2015, de acordo com a responsável pela construção, a Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE), do governo do estado. O investimento deve ser de R$ 123 milhões.

publicidade

A central hidroelétrica ficará na ombreira esquerda da Barragem no Rio Tietê. Terá um sistema de captação que vai desviar a água por um túnel até a casa de força, local onde as turbinas serão acionadas para a geração de energia, com potência de 25 MW para atender aproximadamente 300 mil pessoas.

A central será conectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN), que é um sistema hidrotérmico de produção e transmissão de energia elétrica, composto por empresas nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e parte da região Norte.

publicidade

De acordo com a EMAE os impactos ambientais serão pequenos. Não será necessário deslocar moradias e uma ponte será construída sobre o rio para evitar o desvio de estradas e ruas, além de minimizar o trânsito de veículos pesados na via.

A barragem e o reservatório existentes serão aproveitados. Também haverá diminuição das espumas com resíduos poluentes do rio Tietê. Serão realizados plantios compensatórios e criadas aproximadamente 250 vagas de emprego.

publicidade

Comentários