Cidades da região não terão desfiles

1
Carapicuíba teve desfiles em 2010 e 2011, mas, neste ano, não terá a folia organizada / Foto: Helton Alves

Carapicuíba teve desfiles em 2010 e 2011, mas, neste ano, não terá a folia organizada / Foto: Helton Alves
Carapicuíba teve desfiles em 2010 e 2011, mas, neste ano, não terá a folia organizada / Foto: Helton Alves

publicidade

Leandro Conceição

Os desfiles de rua de escolas e blocos carnavalescos estão cada vez mais raros na região. Este ano, novamente, cidades como Osasco, Carapicuíba e Taboão da Serra não terão eventos do tipo. Com isso, as festas ficam restritas às sedes das escolas e blocos e às comunidades.
Em Osasco, o último desfile das escolas de samba ocorreu em 2008, quando a Prefeitura aplicou cerca de R$ 830 mil no evento. Desde então, foi cortada a verba do município destinada a apoiar a realização dos desfiles.
“[Este ano] a gente tentou organizar uma atividade, mas está complicado, até pela questão orçamentária”, diz o secretário de Cultura de Osasco, Fábio Yamato. “Vamos tentar fazer parcerias, fazer eventos menores, mas não teremos Carnaval de rua”.

publicidade

Falta de verba acaba com eventos nos municípios

Em Carapicuíba, a Aldeia receberá apenas apresentações sem carros alegóricos das escolas da cidade. A cidade teve desfiles de rua em 2010 e 2011. Em 2012, teve uma festa menor, na Expoeste.
Este ano, por questões de organização, “não houve tempo hábil” para preparar os desfiles de rua, diz Dalmo Xavier, da diretoria executiva da Liga das Escolas de Samba de Carapicuíba. “Estamos projetando a liga para, no ano que vem, virmos com a corda toda”, afirma Xavier.

publicidade

Taboão
Em Taboão da Serra, o desfile no Pirajussara não será realizado pelo segundo ano seguido. Isso porque a verba de patrocínio que deveria ter sido enviada pela Prefeitura até setembro do ano passado não foi repassada, de acordo com o atual secretário de Cultura, Ali Sati.
A expectativa é que as escolas e blocos realizem festas nas comunidades. Também devem ser realizados shows com sambistas no Pirajussara. Está mantido o tradicional desfile do bloco Espera Marido, com homens debochados vestidos de mulheres, pelas ruas do Jardim Maria Rosa, no dia 2, a partir das 15h.

Parnaíba proíbe blocos

Nas cidades com os carnavais mais tradicionais da região, Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus, a folia está mantida.
No entanto, a Prefeitura de Parnaíba eliminou os trios elétricos da festa, com a justificativa de que causam transtornos aos comerciantes e moradores dos arredores do Centro Histórico. Serão mantidos o desfile das escolas e o samba de bumbo.
Em Pirapora do Bom Jesus, cidade considerada berço do samba paulista, o Carnaval terá samba de roda, de bumbo, desfiles de blocos e trios elétricos, entre outras atrações.
Nas próximas edições, veja no Visão Oeste a programação detalhada da folia em Parnaíba e Pirapora.

Comentários

1 COMENTÁRIO

  1. Vcs poderiam me informar poque a Prefeitura de Osasco não divulga as licitações abertas no site da prefeitura e como são feitas as compras,publique esta materia.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorAgenda Cultural
Próximo artigoCinema