Início Cidades Cidades realizam ações contra a dengue

Cidades realizam ações contra a dengue

2

Ações incluem uso de inseticida para combater o mosquito causador da doença / Foto: Divulgação
Ações incluem uso de inseticida para combater o mosquito causador da doença / Foto: Divulgação

publicidade

O combate à dengue está em foco nas cidades de Osasco e Barueri. A Secretaria de Saúde da prefeitura osasquense realiza na quarta-feira, 9, ação contra a doença no bairro Jaguaribe, zona Sul. Em Barueri, nesta sexta-feira, 4, acontece o “Dia D de Combate à Dengue”.
Em Osasco, o Jaguaribe é o bairro onde foi encontrado o segundo maior índice larvário na cidade, segundo a Secretaria de Saúde. A proposta é intensificar o trabalho de combate ao mosquito com ações como a busca por focos dentro de moradias, a nebulização feita através da máquina manual Neb – disparando inseticida nos cômodos, quintal e no entorno, além de orientação aos moradores e vizinhança.
A ação será realizada em parceria com funcionários da Secretaria de Serviços e Obras, que farão a remoção de materiais para descarte, limpeza dos terrenos públicos, praças etc.
Desde setembro as equipes de Osasco vêm intensificando as ações de prevenção com a realização de tratamento com larvicida nos córregos para evitar a proliferação de insetos, também retirando objetos que possam servir de recipientes para as larvas e estão sendo depositados constantemente nas margens.
O Núcleo de Combate à Dengue está realizando mutirões de telagem de Caixas d’água e tambores nos bairros que apresentaram maior incidência do problema: Jd. Novo Osasco, Jaguaribe, Vila Yolanda e o Portal D’Oeste (Morro do Socó).
Além da dengue, o mosquito Aedes aegypti, transmite também as doenças chikungunhya e zika vírus, suspeito de estar relacionado a um surto de casos de nascimentos de crianças com microcefalia na região Nordeste do país.

Agentes vão percorrer ruas de três bairros para dar orientações
Agentes vão percorrer ruas de três bairros para dar orientações

“Dia D” em Barueri

publicidade

Nesta sexta-feira, 4, a Secretaria de Saúde da prefeitura de Barueri promove o “Dia D de Combate à Dengue”. A iniciativa conta com apoio de voluntários e vai mobilizar cerca de 80 pessoas que, divididas em grupos, passarão pelos bairros Engenho Novo, Jardim Califórnia e Jardim Belval, das 8h às 12h, repassando orientações e materiais de conscientização aos moradores. Todos os voluntários estarão identificados com crachás e/ou camisetas.
“Queremos conscientizar o cidadão que seu envolvimento no controle do mosquito transmissor é fundamental”, explica o coordenador do Comitê de Mobilização no Combate a Dengue, Janailton Reis.

Casos na região

publicidade

Ao longo deste ano, Barueri concentra o maior número de casos de dengue na região. De acordo com o Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) do estado, de janeiro a outubro foram confirmados na cidade 6.107 casos de dengue autóctones (quando a doença é contraída dentro do município) e 117 “importados”.
De acordo com o CVE, em Carapicuíba foram confirmados, no mesmo período, 2.417 casos autóctones e 45 importados. Osasco teve 1.439 casos autóctones e 80 importados.

Faça sua parte

– Verifique se a caixa d’água está bem fechada
– Não acumule vasilhames no quintal
– Verifique se as calhas não estão entupidas
– Coloque areia nos pratos dos vasos de plantas
– Não deposite pneus em locais abertos e com água
– Armazene garrafas e baldes de boca para baixo
– Mantenha ralos limpos e com telas

Principais sintomas da dengue:

– Febre alta
– Dor muscular e nas articulações
– Dor de cabeça
– Manchas vermelhas no corpo
– Moleza
– Extremo cansaço

Comentários