Cidades realizam conferências de cultura

0
Delegados e suplentes eleitos na conferência municipal de Santana de Parnaíba / Foto: Roberto Andrade

Delegados e suplentes eleitos na conferência municipal de Santana de Parnaíba / Foto: Roberto Andrade
Delegados e suplentes eleitos na conferência municipal de Santana de Parnaíba / Foto: Roberto Andrade

publicidade

Carol Nogueira

No sábado, 3, foi realizada a 3ª Conferência Municipal de Cultura em Santana de Parnaíba, que reuniu em uma escola municipal no Centro, membros do poder público e artistas da cidade para discutir os rumos da cultura no município e a implantação do Sistema Nacional de Cultura (SNC).

publicidade

As conferências municipais serão realizadas em todo país e antecedem as estaduais e a nacional. São organizadas pela Secretaria de Cultura de cada cidade. O tema deste ano, “Uma política de estado para a cultura: desafios do Sistema Nacional de Cultura”, foi dividido em quatro eixos: implementação do Sistema Nacional de Cultura; produção simbólica e diversidade cultural; cidadania e direitos culturais e cultura e desenvolvimento para nortear o diálogo e a elaboração das propostas.

Tombamento do samba de bumbo é uma das propostas

De cada eixo saíram propostas como a formação do conselho municipal de cultura, fundo para financiamento de projetos culturais, criação de lei de incentivo a cultura, cursos de gestão e produção cultural, além do tombamento do samba de bumbo como patrimônio imaterial de Santana de Parnaíba, entre outros.

publicidade

Na ocasião também foram eleitos dois delegados e dois suplentes para representar o município na Conferência Estadual, que será realizada nos dias 11 e 12 de setembro, no Memorial da América Latina, em São Paulo.
Para o ator, André Bastianon Pontes, eleito delegado-suplente, a conferência é um passo em direção à gestão democrática da cultura. “O próximo passo é a criação do conselho municipal de cultura para financiar os projetos dos artistas de Parnaíba, sem a necessidade de vínculo empregatício com a Prefeitura, permitindo que os artistas se desenvolvam com autonomia”, disse.

Osasco também discute rumos da cultura

Em Osasco, a 3ª Conferência Municipal de Cultura acontece neste sábado, 10, no Centro de Eventos Pedro Bortolosso, localizado na avenida Visconde de Nova Granada, 513, às 9h. A cidade já possui um conselho municipal de cultural. O encontro será para integrar o município ao Plano Nacional de Cultura e discutir novas propostas para a área.

Comentários