Cioeste: prefeitos fazem primeira reunião do ano

1
Mobilidade urbana vem sendo um dos principais temas dos encontros / Foto: divulgação

Na manhã de sexta-feira, 24, a prefeitura de Barueri sediou a primeira reunião em 2014 do Consórcio Intermunicipal da Região Oeste (Cioeste). O objetivo foi alinhar algumas ações a serem executadas num complexo ano que envolve Copa do Mundo e eleições.

publicidade
Mobilidade urbana vem sendo um dos principais temas dos encontros / Foto: divulgação
Mobilidade urbana vem sendo um dos principais temas dos encontros / Foto: divulgação

A mobilidade urbana foi o principal tema discutido pelos representantes das oito cidades. Além de intervenções viárias, também foi abordado o projeto em análise no Congresso que cria o Regime Especial de Incentivos para o Transporte (Reitup), que pretende desonerar o setor para reduzir custos de tarifa.

Participaram da atividade os prefeitos de Barueri (Gil Arantes), Carapicuíba (Sergio Ribeiro), Itapevi (Jaci Tadeu), Jandira (Gê), Osasco (Jorge Lapas) e Pirapora do Bom Jesus (Gregório Maglio) e Santana de Parnaíba (Elvis Cezar). O prefeito de Cotia, Carlão Camargo, não pôde participar e foi representado pelo secretário de Planejamento, Benedito Simões, e pelo secretário de Meio Ambiente, Márcio Camargo.

publicidade

A próxima reunião do Cioeste será entre técnicos das prefeituras. Eles vão relacionar obras e projetos viários que interessam a toda região e submetê-los ao colegiado de prefeitos, que decidirá pelo encaminhamento que será adotado.

O encontro também contou com as participações do deputado federal Carlos Zarattini, do deputado estadual Luiz Claudio Marcolino, do coordenador de relações institucionais da Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos Roberto Arantes e do secretário da Frente Nacional de Prefeitos, Gilberto Perre.

publicidade

Cioeste

Criado em maio do ano passado, o Consórcio Intermunicipal da Região Oeste busca a cooperação entre as cidades participantes para a adoção de políticas públicas que contemplem as necessidades regionais.

Mobilidade urbana, saneamento básico, resíduos sólidos, transporte e segurança serão temas contínuos de discussões e medidas entre os membros desta iniciativa.

Já em junho de 2013 o Consórcio decidiu pela redução e unificação dos preços da tarifa dos ônibus municipais de cada cidade participante.

Comentários

1 COMENTÁRIO

  1. Tenho acompanhado os acontecimentos da região através dos veículos de informação e notícias,de grande circulação.Dentre os quais, o jornal
    Visão Oeste. Por onde acompanhei o anuncio da indicação do Prefeito Jorge
    Lapas para assumir a presidência do Consorcio de Municípios da região Oeste
    (CIOESTE).Bem como sua posse, sucedendo o atual Presidente da entidade
    Sergio Ribeiro, no ultimo dia 26 de fevereiro. E no ultimo dia 24 a
    primeira reunião do consórcio, tendo como tema principal “mobilidade Urbana.”
    Sou agente de trânsito da Cidade de Osasco e deixo o registro de felicitação ao Prefeito Jorge Lapas pela sua indicação para presidir o consórcio.Mas não posso deixar de registrar que estamos reivindicando correção salarial. Com mudança de
    referência na tabela de salário e adicional de risco de vida.
    Quando se discute mobilidade urbana, com propósito de melhorar a segurança,
    fluidez,e alternativas de transporte.É importante lembrar de quem está presente, com olhos sempre atento, auxiliando as forças de segurança e equipes de socorro. Aquele que te auxilia mostra a direção. Fiel ao código Brasileiro de Trânsito.E que antes de mais nada está pronto para apoiar e dar segurança a parte mais importante dessa engrenagem, as pessoas.
    Estamos em campanha por uma equiparação salarial igual para todos os agentes de trânsito de Osasco e também da região.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorLiberado pela FPF, estádio do Rochdale será palco de Grêmio Osasco Audax x Portuguesa
Próximo artigoCaminhão de lixo da Prefeitura de Carapicuíba parado em Osasco gera reclamação