Cissor e sindicatos debatem prevenção

0

William Galvão

publicidade

O Conselho Intersindical de Saúde e Seguridade Social de Osasco e Região (Cissor) em conjunto com outros sindicatos da região promoveu, no último sábado, 27, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região (Sindmetal) um encontro para marcar o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho, 28 de abril.

Dados alarmantes da Organização Internacional do Trabalho (OIT) apontam 2,34 milhões de mortes ao ano por acidentes ou doenças relacionadas ao ambiente de trabalho. Só no Brasil são quase 3 mil mortes por ano, segundo a Previdência Social

publicidade

Brasil registra quase 3 mil mortes por acidentes ao ano

Durante o encontro, foram realizadas palestras sobre as ações de prevenção, com abordagens da coordenadora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Soleny Oliveira Pereira, e do procurador federal Eurípedes Cestare.

Eurípedes ressaltou que a ampliação das chamadas ações regressivas, por parte do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), é um meio de fazer as empresas investirem mais em segurança e prevenção de acidentes. “As ações regressivas têm o objetivo de ressarcir o INSS e ser um meio didático da empresa perceber que compensa investir em prevenção”, afirmou.
Além das normas de prevenção, o encontro foi marcado por debates acerca do amianto e mercúrio e os malefícios que esses produtos podem causar à saúde.

publicidade

Comentários