CNH deve passar a ter limite de 40 pontos e validade de...

CNH deve passar a ter limite de 40 pontos e validade de dez anos

2
Compartilhar

O governo federal vai apresentar um projeto de lei para ampliar a validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de cinco para 10 anos. A proposta também deve alterar para 40 a pontuação máxima que cada condutor pode acumular ao longo de um ano por causa das infrações.

Publicidade

Atualmente, o máximo é 19 pontos. A partir de 20 pontos na carteira, um processo de suspensão do direito de dirigir já pode ser instalado pelo órgão de trânsito.

A proposta de ampliar a pontuação máxima e o prazo de validade da CNH é uma promessa de campanha do presidente Jair Bolsonaro. Quando era deputado, ainda em 2011, Bolsonaro chegou a apresentar um projeto de lei com esse objetivo, mas a proposição não avançou no Congresso Nacional.

“Infrações bestas”

Segundo o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, a maior parte da pontuação distribuída aos motoristas não corresponde a condutas graves. “As infrações, em sua maioria, são bestas, muito leves. Então, no final das contas, é burocracia”, disse.

Por isso, aumentar o limite de pontuação é uma forma de abrir espaço para executar as sanções nos casos mais graves, como embriaguez ao volante, segundo o ministro. “A gente simplifica o processo de suspensão naquilo que é grave e aumenta a pontuação, até para que os órgãos tenham capacidade de processar naquilo que é leve”, disse.

Com Agência Brasil

Compartilhar


Comentários