Comerciantes e moradores avaliam novo Centro de Itapevi

2
Avenidas Cezário de Abreu e Rubens Caramez receberam faixas de acessibilidade / Foto/William Galvão

Avenidas Cezário de Abreu e Rubens Caramez receberam faixas de acessibilidade / Foto/William Galvão
Avenidas Cezário de Abreu e Rubens Caramez receberam faixas de acessibilidade / Foto/William Galvão

publicidade

William Galvão

Entregue no início do período de festas de final de ano, a reforma de algumas ruas do Centro de Itapevi trouxe melhorias aos cerca de 300 estabelecimentos comerciais, principalmente entre as avenidas Cezário de Abreu e Rubens Caramez. Além da liberação do tráfego de carros, o de pedestres também melhorou devido ao alargamento das calçadas.

publicidade

“Como antes as ruas estavam fechadas causava um trânsito horrível, as ruas mudaram de sentido, quem conhecia de um jeito se confundia, agora melhorou um pouco com a liberação”, conta Andreia Lopes de Moraes, vendedora de um pet shop. Atualmente, cerca de 100 mil pessoas circulam pelas vias liberadas.

Os trabalhos foram iniciados em agosto de 2015 e incluem o alargamento das calçadas, que passam a ter entre 2,5 e 3,8 metros, a recuperação asfáltica de duas avenidas, instalação de faixas de pedestres elevadas, itens de acessibilidade, além de bolsões de carga e descarga em pontos estratégicos. “O objetivo das ações é a valorização da intensa rede comercial da cidade”, explicou o prefeito Jaci Tadeu (PV).

publicidade

Problema recorrente, os alagamentos foram amenizados com a instalação de uma nova rede coletora de águas pluviais ao longo das avenidas. No entanto, de acordo com moradores e comerciantes, ainda há alagamentos.

“O trafego melhorou muito, mas, por exemplo, essas chuvas que deram no fim de ano alagaram alguns pontos”, explicou a lojista Mariana Moraes. Já a profissional de marketing Suzana Cristina, que passa pelo Centro de Itapevi todos os dias, conta que “ficou mais bonito, mas não resolve diretamente o problema das chuvas”.
Além da reforma foi instalada a nova sede da Secretaria de Segurança na região, em um prédio que ainda está sendo reformado para receber setores administrativos do órgão, além da Central de Comunicação e Videomonitoramento (CECOM) e uma equipe de guardas municipais 24 horas.

Novo terminal

Esse mês se iniciam as obras do novo terminal municipal de ônibus de Itapevi, custeadas com recursos da prefeitura e com previsão de término no início do segundo semestre. O novo terminal deve receber cobertura metálica de 3.112 metros quadrados, ampliação do espaço das baias de ônibus, aumento da capacidade de circulação de coletivos e recuperação do pavimento asfáltico das vias internas.
Serão instaladas também uma central de controle, espaço para guardas municipais, acessos para pessoas com deficiência, pontos de comércio popular e uma terceira faixa de rolamento a partir da saída do viaduto José dos Santos Novaes, que será exclusiva para ônibus.

Comentários

2 COMENTÁRIOS

  1. Falta você fazer uma reportagem sobre o cancelamento da canalização do rio Paim ( se é que aquele esgoto a céu aberto pode se chamado de rio né ) e também do abandono das calçadas próximas do Ginásio até o Mercado Nosso Lar, Itapevi lamentável.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorShopping oferece cursos de doces e salgados
Próximo artigoAno novo, contas novas