Comunidade Nelson Mandela pede apoio dos vereadores de Osasco

4

A sessão de terça-feira, 4, na Câmara Municipal de Osasco foi interrompida pelos moradores da Associação Pró-Moradia Nelson Mandela. Os sem-teto fizeram uma caminhada do bairro Portal D’Oeste II até a Casa de Leis para pedir o apoio dos vereadores na negociação do terreno particular que estão ocupando e para evitar a reintegração de posse, marcada para o dia 12.

publicidade

O presidente do Legislativo, Antônio Toniolo (PC do B), encerrou a sessão para dialogar com os membros da associação. Após discussão ficou decidido que uma comissão formada pelos vereadores Rogério Lins (PTN), André Sacco (PSDB), Valdomiro Ventura (PSL), Alex da Academia (PDT) e Branco (PMDB) visitaria a ocupação para avaliar as possíveis soluções de moradia no local. Segundo Karla Barbosa, representante da associação, houve a visita, os vereadores fizeram fotos do terreno e disseram que vão tentar ajudar.

Cerca de 3.500 famílias estão há dez meses ocupando um terreno no bairro Portal D’Oeste II, na zona Sul de Osasco, que pertence à empresa Dias Martins.
Em setembro, houve uma proposta para venda da área à comunidade. Entretanto, como estavam desorganizados e não tiveram nenhuma orientação dos movimentos de moradia, perderam o prazo estipulado para negociação, afirma Karla Barbosa.

publicidade

De acordo com Yara Beraldo Pereira, advogada da associação, os moradores estão se organizando para retomar a proposta de compra do terreno. “Pedimos judicialmente para reaver a negociação e o prazo final para que a empresa se posicione é segunda-feira, 10. A comunidade quer assumir um compromisso e pagar pelo terreno”, explicou.
Sobre a reintegração de posse prevista para o dia 12, a advogada informou que se a proprietária não aceitar o pedido de retomada da negociação, será solicitado o adiamento da ação. “A associação está realizando o cadastro das famílias para entregar à justiça, pois essas pessoas não podem ficar ao relento até que haja uma solução definitiva”, disse.

publicidade

Comentários

4 COMENTÁRIOS

  1. NA QUALIDADE DE MORADOR DA COMUNIDADE NELSON, QUERO DEIXAR BEM CLARO QUE: O QUE FALA A PREFEITURA MUNICIPAL DE OSASCO, NAS PESSOAS DOS SEUS REPRESENTANTES NO TOCANTE AO QUE DIZ RESPEITO A COMUNIDADE MANDELA DEIXA MUITO A DESEJAR. NA REALIDADE EXISTEM BARRANCOS, SÓ QUE OS BARRACOS ESTÃO DISTANTES DESTES, O LOCAL ANTERIORMENTE NUNCA FOI CUIDADO, ERA UM CAMPO SECO, NUNCA FOI ÁREA VERDE, ERA MATO RASTEIRO SERVINDO APENAS COMO ESCONDERIJO DE BANDIDOS, CAMPO PARA DESOVAS, FAZIA-SE ALI CORTES E QUEIMAS DE CARROS ROUBADOS, ASSALTOS AOS MORADORES, ESTUDANTES, QUE POR ALI SE AVENTURASSEM PASSAR APÓS AS 18.00h, ETC. TAMBÉM EXISTE UM ATERRO SANITÁRIO, MAS NÃO VEM AO CASO PORQUE SE ESSA FOSSE A CAUSA JAMAIS TERIAM VENDIDO TERRENOS E CONSTRUÍDO CASAS ESTANDO ESTAS AINDA MAIS PRÓXIMAS DO ATERRO QUE ESTÃO OS BARRACOS ( ISSO DO OUTRO LADO ). ASSIM SENDO: ENTENDO EU QUE ESTÁ EXISTINDO UMA FALTA DE BOA VONTADE E COMPREENSÃO PARA CONOSCO DA PARTE DAS AUTORIDADES MUNICIPAIS. AGORA DIGAM-ME UMA COISA: SERÁ QUE NÃO EXISTEM INTERESSES DE NOS LANÇAR FORA DESSE LOCAL PARA BENEFICIAR OUTRO (S) LADO? (S) OUTRA COISA: PARA ONDE SEREMOS LEVADOS? SERÁ QUE NÃO SEREMOS LANÇADOS EM ALGUM CAMPO DE CONCENTRAÇÃO PARA MORRERMOS COMO FEZ ADOLF HITLER AOS JUDEUS? SENHORES O MOMENTO EXIGE REFLEXÃO, ATÉ PORQUE A CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, NO TEXTO CONSOLIDADO ATÉ A EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 66 DE 13 DE JULHO DE 2010, TITULO II, DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS, GARANTE QUE A MORADIA É UM DOS DIREITO DO CIDADÃO. ESPERO QUE OS SENHORES MAGISTRADOS QUE ESTÃO CUIDANDO DESSA CAUSA E SÃO CONHECEDORES DE NOSSAS CONDIÇÕES DE VIDA, ALÉM DE NOS AJUDAR DENTRO DA LEI USEM DE CLEMÊNCIA PARA CONOSCO, A FIM DE EVITAR QUE DURMAM PENSANDO, SERÁ QUE FIZ O CERTO QUANDO CONDENEI AQUELA GENTE A SAIR DAQUELE LUGAR? E COMO TODOS SABEM: NA DÚVIDA ACONSELHA-SE ABSOLVER O RÉU. MUITO OBRIGADO.

  2. Eu só moradora da comunidade Nelson Mandela . O prefeito lapas estão nois negando qualquer tipo de ajuda .ele que quê nois sair igual cachorro , somos cidadão merecemos respeito

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorFeirão de Empregos acontece neste sábado
Próximo artigoFatec abre vagas em cinco cursos