Copa muda calendário das escolas estaduais

0
Arquivo / Visão Oeste

Aulas nas mais de cinco mil escolas estaduais começam no próximo dia 27 / Foto: Eduardo Metroviche
Aulas nas mais de cinco mil escolas estaduais começam no próximo dia 27 / Foto: Eduardo Metroviche

publicidade

William Galvão

No ano em que a Copa do Mundo acontece no Brasil, o calendário escolar em todo o estado de São Paulo sofre mudanças. As mais de cinco mil escolas estaduais anteciparão o início das aulas para o próximo dia 27. As férias de meio de ano ganharam alguns dias: ocorrem entre 12 de junho e 13 de julho. O término do ano letivo será somente na segunda quinzena de dezembro.

publicidade

Além disso, também ficou definido um recesso entre os dias 13 e 19 de outubro, para que o segundo semestre não seja tão longo quanto o primeiro.

Férias começam dia 12 de junho e haverá recesso

O planejamento foi feito “para que os jogos não interfiram na presença dos alunos em sala e também para colaborar na organização dos setores públicos e privados na oferta de serviços e diminuição do trânsito”, informou a Secretaria.

publicidade

Nas cidades da região, as 167 unidades escolares estaduais estão incluídas no calendário. Para o conselheiro do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), sub-sede Osasco, Fábio Santos, a medida não deve atrapalhar o desempenho escolar. “De acordo com a situação econômica do país e tudo que temos pra acontecer esse ano, essa medida não deve atrapalhar. Estão mantidos os 200 dias que os alunos têm que ter minimamente de frequência no calendário”, explica.

Rede municipal não altera datas

Nas escolas da rede municipal de Osasco, as aulas começam dia 4 de fevereiro, com recesso entre os dias 30 de junho e 13 de julho. Em Carapicuíba, as aulas têm início em 6 de fevereiro, com férias agendadas para ocorrerem entre os dias 30 de junho até 11 de julho. Não haverá aula na abertura dos jogos, dia 12 de junho. No segundo e terceiro jogos, só haverá aula para o período matinal.

A Secretaria de Educação de Barueri informou que as aulas na rede municipal se iniciam no dia 5 de fevereiro, com férias entre 30 de junho e 13 de julho. Em Itapevi, o calendário escolar começa no dia 4 de fevereiro, com férias entre o dia 1º e 13 de julho.
Já em Santana de Parnaíba, as aulas terão início no dia 3 de fevereiro. A assessoria do município não informou as datas do recesso.

Comentários