Corpo saudável e bonito no verão requer exercícios físicos e alimentação adequada

2
Academias ficam cheias, mas ideal é malhar o ano todo / Foto: Eduardo Metroviche

Academias ficam cheias, mas ideal é malhar o ano todo / Foto: Eduardo Metroviche
Academias ficam cheias, mas ideal é malhar o ano todo / Foto: Eduardo Metroviche

publicidade

Carol Nogueira

O verão está chegando e vem aquela vontade de ir à praia, piscina e aproveitar o calor. Mas também surge a preocupação com o corpo e com os quilos adquiridos ao longo do ano. É nesse período que muitas pessoas, sobretudo as que não costumam se exercitar, correm para as academias. A prática tem até um apelido: é o “projeto verão”.

Atividade física deve estar aliada a reeducação alimentar

publicidade

Para colocar o projeto em andamento, é preciso tomar alguns cuidados. Além de auxiliar na redução do peso, as atividades físicas ajudam a ter uma vida mais saudável, desde que aliada a uma alimentação adequada.
A perda de peso não acontece em um passe de mágica e medidas radicais podem prejudicar a saúde. De acordo com a nutricionista esportiva Giovana Guido, colunista do site Club do Fitness, o ideal é manter a prática de atividade física e alimentação saudável o ano todo, pois os resultados serão melhores. “Para aqueles que decidiram agora, o recomendado é procurar uma boa academia e obter avaliação e orientação de um profissional de educação física”, disse.

A profissional ainda alerta que a prática de exercícios deve ser iniciada aos poucos. “Muitas pessoas exageram e acabam adquirindo lesão articular ou muscular”, explicou. Outra medida importante é a reeducação alimentar, que segundo Giovana deve começar aos poucos também, com a redução de guloseimas com muito açúcar, sal e gorduras. Além disso, é recomendável fazer refeições a cada três horas, consumir mais água, frutas, legumes, ovos, carnes magras.

publicidade

Profissional alerta para cuidados na busca por perda de peso

Vania Secon, de 23 anos, sempre praticou exercícios físicos, mas em setembro intensificou a frequência para perder peso e enrijecer os músculos. “Costumo treinar cinco dias por semana e tento manter uma alimentação saudável, com acompanhamento na academia. Cortei doces e refrigerantes, me alimento a cada três horas e consumo muitas frutas, água e, após os treinos, tomo um suplemento de proteína de soja. A cada dia sinto a necessidade de manter esses hábitos, pois o corpo agradece”, relata.

A perda de peso de forma inadequada e sem uma alimentação correta pode causar desidratação, fraqueza, flacidez, metabolismo lento, insônia, anemia, entre outros danos à saúde. Giovana Guido orienta que o interessante é eliminar 3 kg ou 4 kg de gordura por mês para mulheres e 4 kg ou 5 kg para homens. “Parece pouco, mas faz um efeito enorme na estética, se a pessoa perder somente gordura. As dietas de efeito rápido fazem a pessoa emagrecer e engordar novamente, pois na maioria das vezes se perde água e músculos, além de causar danos à saúde”, alerta.

printDicas de vida saudável na internet

Alguns sites e blogs oferecem orientações sobre saúde, bem estar, atividades físicas e alimentação saudável para as pessoas que estão dispostas a cuidar do corpo e ter uma vida melhor. Confira alguns dos endereços que fornecem dicas:

Club do Fitness
www.clubdofitness.com.br

Giovana Guido – nutricionista esportiva
www.giovanaguido.com.br

 

Comentários