Cozinha brasileira – a origem

0

A história começa com os índios, que se alimentavam de mandioca, batata, milho, feijão. Plantavam, cultivavam e colhiam. De uma maneira rudimentar, foram desenvolvendo produtos através destes. Por exemplo, da mandioca produziam farinha, que, naquela época, era a base da alimentação. Viviam com o que a natureza tinha para oferecer, comendo frutas como abacaxi, goiaba, caju etc. Se alimentavam também com peixes, através da pesca, e de carnes, através da caça, mas independente do alimento que seria consumido tinham que batalhar para ter o que comer. Bem diferente do que acontece hoje. Basta irmos ao mercado para encontrarmos todos os produtos que precisamos.

publicidade

Mas, continuando a história. Chegaram os portugueses com as sua famílias, e também os escravos da África, alterando completamente o modo de viver daquele povo indígena. Essa chegada resultou em uma mistura de três povos – índios, portugueses e africanos, cada um trazendo um pouco de sua cultura, seus costumes e seus sabores. Além disso, diversos alimentos que não existiam aqui foram trazidos e começaram a serem cultivados no Brasil, como por exemplo, inhame, gengibre, coco. Isso deixou o Brasil com uma grande variedade de alimentos. À medida que as plantações vingavam, já que o nosso solo é fértil, surgiam cada vez mais opções.
Nessa fase começa a nascer a cozinha brasileira, com uma forte influência desses três povos. O tempo foi passando e cada vez mais ganhamos a nossa própria identidade, rica em sabor, textura e cores. Não podemos nos esquecer, contudo, da forte origem de tudo.
Seguindo essa linha, a receita dessa semana é tipicamente brasileira, e vem da região Sul do país. O preparo é fácil, e o resultado é delicioso. Confira!

Um grande abraço!

publicidade

Comentários

publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorSociedade em visão
Próximo artigoReceitas e Temperos